Terça-Feira - 26 de julho de 2016
Professora do curso de Enfermagem participa de Seminário em defesa do SUS, na Unicamp

A Profª Ma. Clarice Milagres, docente da FHO|Uniararas e doutoranda em Saúde Coletiva pela Unicamp esteve presente no Seminário ''Em Defesa do SUS e do Direito à Saúde'', realizado no dia 16 de junho, no Auditório V da Unicamp.

Durante o evento a professora teve a oportunidade de presenciar a palestra do Prof. Dr. Gastão Wagner, Presidente da ABRACO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva - e um dos idealizadores da Reforma Sanitária no Brasil, que tornou possível a criação do SUS, além de participar de grupos de discussão sobre o assunto.

De acordo com a Profª Clarice, o seminário acrescentou ideias e, mais uma vez, consolidou a importância dos profissionais conhecerem e aplicarem os conhecimentos de Políticas Públicas de Saúde e das demais políticas em vigor no país. "Desta forma, poderemos criar uma geração mais crítica e conhecedora dos nossos direitos e deveres como cidadãos. Em divisões de grupos compostos por diversos profissionais que realizam suas atividades tanto no âmbito público, filantrópico e privado, pode-se chegar a conclusões no qual o ensino de base é crucial para demonstrar a importância do SUS e das suas conquistas, assim como as possíveis perdas que acontecerão caso não sejam propostas ações em defesa do SUS", disse ela.

Para a professora, ainda é necessário lutar para alcançar o êxito e a qualidade dos nossos serviços de saúde. "No momento, o cenário brasileiro é crítico, não só na saúde, mas na economia, na política e na educação. Acredito, como docente, responsável por estar constantemente me atualizando e conhecendo as mudanças nos paradigmas das Políticas de Saúde no Brasil, que maiores investimentos sobre as Políticas e Gestão Públicas em Saúde devem ser realizados para que os futuros profissionais que ajudamos a formar, independente da área em que atuarem, possam exercer um trabalho com dignidade para si e para os outros", completou.

Dessa forma, a professora já está aplicando a metodologia de Sistematização de Conteúdo - que propõe a reunião das principais ideias unificadas com o intuito de alcançar a consolidação de ideias em diferentes grupos e culturas - em algumas turmas da FHO|Uniararas.

Durante discussões realizadas em grupo pelos alunos dos cursos de Enfermagem e Biomedicina, foram propostas medidas em prol do SUS que serão analisadas em um segundo momento. Mais reuniões ainda acontecerão para ser escrito um documento que será encaminhado ao Ministério da Saúde.

Sb