Quinta-Feira - 30 de junho de 2016
Alunos expressam suas percepções do primeiro semestre letivo na matéria ''Formação no Ensino Superior e Psicologia''

Alunos do 1º ano do curso de Psicologia da FHO|Uniararas encontram na grade curricular a disciplina "Formação em Ensino Superior em Psicologia", ministrada pela Profª Dra. Cristina Pinho. Por meio dela, os estudantes são levados a compartilharem com os colegas suas conclusões e percepções do primeiro semestre letivo.

De acordo com a professora, esta é uma disciplina essencialmente diferente das demais, com metodologia e avaliação diferentes. "O principal objetivo neste momento é problematizar o processo de ensino e aprendizagem no ensino superior, desenvolver o protagonismo, os hábitos de estudo coerentes, a formação em Psicologia e refletir sobre o processo de identificação do aluno", explicou. Afinal, o que é ser aluno de um curso de ensino superior e da Psicologia? "Para além do cumprimento dos objetivos pedagógicos, a disciplina também tem servido para acolher os alunos em suas dúvidas e anseios, bem como para problematizar os conhecimentos sobre a realidade do ensino superior", explicou Cristina.

Os dois grandes momentos de avaliação são a autoavaliação dos ingressantes sobre a importância da disciplina e uma apresentação artística, ao final do primeiro semestre, sobre o significado deste período na vida dos estudantes. A apresentação contou com diversas formas de expressão artística dos alunos: vídeos, paródia musical, conto e poesia. Confira alguns extratos:

Depoimentos sobre a disciplina "Formação em Ensino Superior em Psicologia":

- "A disciplina tem papel fundamental, pois muitas vezes os alunos chegam no primeiro ano perdidos".
- "Pude perceber meu amadurecimento enquanto aluno e acredito que se não fosse a disciplina isso não teria acontecido de forma tão rápida"
- "Recebi informações preciosas sobre perspectivas para meu futuro e sobre o que é estar nesse processo de formação"
- "A disciplina nos fez conhecer melhor a FHO|Uniararas e dar um valor maior ao curso de Psicologia"
- "A disciplina ajuda a reafirmar o interesse pelo curso"
- "A disciplina despertou curiosidade sobre temas que normalmente eu não procuraria, como políticas educacionais, por exemplo. A leitura do 'Cartas de Gervásio ao seu Umbigo' me ajudou a ficar menos tenso nas aulas e especialmente nas provas".
- "A disciplina foi um 'ponto de apoio' paralelo às matérias".
- "As aulas mostram uma realidade que eu desconhecia sobre o Ensino Superior. Muitas coisas vistas em aula me levaram a pensar mais sobre o Ensino Superior no Brasil".

Poesia apresentada:

Olhar e coração tropeçando
Na velha inquietude do início
A vida já vai esbarrando
Em 5 anos, pra nós, vitalício

Antes, era só gente nova
Sem graça até pra falar
Agora, em tempo de prova,
Tem grupo pra se ajudar

Alguns, simpatia de cara
O tempo mostrou outros tantos
A vida é assim e não para: