Sexta-Feira - 29 de janeiro de 2016
Empresa Junior Start!Up Engenharia Uniararas apresenta novos integrantes

A Empresa Junior Start!Up Engenharia Uniararas apresentou, recentemente, os novos integrantes de sua gestão atual. Em uma tarde de integração, alunos selecionados para compor o novo quadro de funcionários da empresa reuniram-se com os demais colegas e conheceram algumas das diretrizes institucionais.

Todo o processo de reestruturação da equipe foi acompanhado pelos alunos do curso de Psicologia em estágio na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Gabriela Nespini Ubaldim e Amarildo Bombonato da Silva. Cerca de 60 alunos se inscreveram para as novas vagas, sendo 13 os selecionados ao final do processo seletivo.

De acordo com o Prof. Me. William Douglas Paes Coelho, coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Mecânica e um dos idealizadores da Empresa Junior na FHO|Uniararas, o projeto teve início em 2009 com o objetivo de proporcionar aos alunos da instituição a oportunidade de desenvolverem habilidades, pessoais e profissionais, e aproximá-los da prática do trabalho. "Durante a graduação fui membro da Empresa Junior e a minha experiência enquanto aluno foi muito interessante, então logo que cheguei à FHO|Uniararas quis criar este projeto. Nele, os alunos tem a oportunidade de exercerem a engenharia desde o primeiro ano da faculdade e isso faz com que ganhem capacidades, ampliem a sua formação e ainda fiquem mais motivados, porque já têm o contato técnico e a vivência empresarial que irá acompanhá-los em toda a profissão", disse o professor.

Atualmente, a Start!Up mantém uma parceria empresarial com a maior operadora de serviços de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil: a ALL - América Latina Logística, uma iniciativa possível através do ex-aluno da FHO|Uniararas e primeiro presidente da Start!Up, Matheus Cazonatto - hoje um dos líderes da empresa. Todo o trabalho executado é acompanhado pelos professores das respectivas áreas e permite aos alunos executarem o que aprendem em sala de aula.

Para Camila Emy Ohoseki Ferreira, aluna do curso de Engenharia de Produção e Presidente da Empresa Junior desde 2013, a relação com as empresas possibilita uma troca de experiências. "Eles nos possibilitam criar e executar os projetos, e nós fornecemos este trabalho a um custo reduzido. Na Empresa Junior nós aprendemos muito através da execução, pois podemos colocar em prática o que antes ficava mais restrito à teoria. Essa vivência de normas e exigências que fazem parte do dia a dia do profissional, mas ainda não são cobrados durante o curso, é muito importante. Além disso, aprendemos a coordenar uma equipe, lidar com conflitos internos e externos e a trabalhar com clientes, projetos, documentos e prazos, o que é novo para alguns. E no futuro, essa experiência será um diferencial para nós no mercado de trabalho", disse ela.

Composição atual da Empresa Jr.

Camila Emy (Engenharia de Produção) - Presidente
Frederico Pedro Bom (Engenharia Civil) - Trainee Marketing
Lucas Pereira (Engenharia Civil) - Trainee Projetos

Empresa Junior

Formada exclusivamente por alunos de ensino superior, a Empresa Junior é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais, regulamentada por lei, com o objetivo de realizar projetos e serviços na área de atuação dos cursos a qual a empresa seja vinculada, que contribuam para o desenvolvimento do país e para a formação de profissionais capacitados e comprometidos.

A ideia, que nasceu na França, em 1967, e chegou ao Brasil na década de 1980 por iniciativa da Câmara de Comércio Brasil-França, é uma excelente ferramenta para garantir aos estudantes a vivência empresarial, um item de destaque para o ingressante do mercado de trabalho.