A FHO|Uniararas, por meio da Coordenadoria de Comunidade e Extensão e da Pró-Reitoria de Graduação e Pró-Reitoria de Pós-Graduação, realizou entre os dias 08 e 10 de junho o 11º Congresso Científico - "Desafios de Viver no Século XXI", 8º Congresso Internacional e 10º Congresso de Iniciação Científica PIBIC - CNPq.
Organizado com o objetivo de proporcionar oportunidades de atualização, tanto para a comunidade acadêmica da Instituição quanto para os profissionais, o evento contou com a presença de pesquisadores, professores e especialistas de diversas áreas e registrou número recorde de participantes: 3.146 pessoas.
Segundo o Reitor da FHO|Uniararas, Prof. Dr. José Antonio Mendes, o Congresso é muito importante para a Instituição, porque é feito, principalmente, para atender as necessidades dos alunos neste mundo moderno. "Um evento como este reúne esforços de muitas pessoas. Toda essa mobilização acontece em virtude de um motivo maior: vida universitária é bem mais do que ficar apenas em uma sala de aula. Ela impõe ao futuro profissional contatos com outros profissionais, atualização de informações e de conhecimento. E por mais que hoje isso seja fácil e esteja disponível em um toque de celular, nada substitui esse contato mais próximo com o ser humano. Em cada um dos nossos cursos tivemos palestrantes e professores renomados que compartilharam com os alunos tudo aquilo que sabem. Quero agradecer a todos que trabalharam na organização e realização do nosso Congresso Científico", comentou.
Sempre priorizando a qualidade e diversidade de temas propostos, o evento deste ano incluiu na programação mais de 170 palestras, minicursos, encontros multidisciplinares e mesas redondas nas áreas da saúde, negócios, engenharia, tecnologia e educação, possibilitando aos participantes um rico período de discussão de temas instigantes da atualidade e a reflexão sobre assuntos de relevância cultural, social e acadêmica dentro destas áreas.
De acordo com a Coordenadora de Comunidade e Extensão, Profª Ma. Cristina da Cruz Franchini, um dos pontos de destaque desta edição foi o número de inscrições de trabalhos científicos de diversas instituições de ensino superior, para a apresentação realizada no último dia do evento, através de painéis. "Foi muito gratificante vermos alunos, professores e pesquisadores de importantes instituições participando do evento. Isso reforça a abrangência, diversidade e reconhecimento do nosso Congresso", disse ela. Somados, 230 trabalhos da FHO|Uniararas e de instituições de ensino como UNISAL, UNIMEP, UNIP, UFSCar, UNIFESP, Escola de Educação Física e Esporte da USP, PUC-Paraná e da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP-Limeira, foram apresentados.
Exposição "Eu luto pela Vida", da APMPS-DR chamou atenção dos estudantes
O Congresso também recebeu a exposição de fotografias "Eu luto pela Vida. Pela vida a gente vai mais longe", uma iniciativa da Associação Paulista dos Familiares e Amigos dos Portadores de Mucopolissacaridoses e Doenças Raras (APMPS-DR). Ao todo, 28 painéis expuseram fotografias e depoimentos de brasileiros com doenças raras. As histórias de desafio e de superação chamaram a atenção dos estudantes e visitantes que participaram do evento.
A APMPS-DR é uma organização não governamental sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que visa promover os direitos constitucionais das pessoas portadoras desta síndrome e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A organização busca orientar e conscientizar a sociedade e a classe médica sobre a existência de doenças raras e, ao longo dos seus 15 anos de existência, tornou-se internacionalmente conhecida pelo trabalho sério e bem sucedido realizado com as pessoas acometidas por doenças raras e suas famílias.
Os números do 11º Congresso Científico da FHO|Uniararas
03 dias de evento
+ de 170 palestras
3.146 inscritos
230 trabalhos inscritos
125 pessoas envolvidas na organização do evento, entre alunos e funcionários
Confira a galeria de fotos completa no Facebook.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339