Quarta-Feira - 15 de junho de 2016
Competição robô seguidor de linha envolve alunos do 1º ano de Engenharia de Computação

Na última semana, alunos do curso de Engenharia de Computação participaram da competição "robô seguidor de linha" realizada durante a disciplina de "Introdução à Engenharia", ministrada pelos professores Me. Renato Luciano Cagnin, no período noturno, e Me. Marcus Vinícius Ataíde, no período integral.

A competição envolveu a construção de uma plataforma móvel (chamada de robô) pelos alunos, acionada por uma placa microcontrolada chamada de Arduíno, e que contém motores CC, drivers e sensores infravermelhos.

De acordo com o Prof. Me. Marcus Vinícius Ataide, o objetivo da atividade, além da competição em si, é fazer com que o aluno do 1º ano do curso de engenharia de computação tenha contato com as áreas de abrangência do curso: software, eletrônica e automação. "Além disso, com essas atividades acreditamos dar uma ideia real do curso para este aluno ingressante e motivá-lo em relação aos assuntos que estudará futuramente", comentou.

A competição proporcionou aos alunos o contato com a montagem eletrônica e com a elaboração de um programa específico para fazerem a plataforma seguir um determinado trajeto, feito no piso. Para obter a vitória, o percurso deveria ser feito no menor tempo possível.

Quinta-feira