Segunda-Feira - 23 de maio de 2016
Professor de Educação Física e técnico da seleção brasileira de goalball participa de evento teste para os Jogos Olímpicos 2016

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 estão chegando! A preparação para a competição incluiu o evento Aquece Rio, programa de testes para os jogos, realizado desde julho de 2015, em três ondas divididas por modalidades.

Técnico da seleção brasileira de goalball, o professor do curso de Educação Física da FHO|Uniararas, Me. Alessandro Tosim, esteve presente no evento realizado nas mesmas instalações onde serão os jogos, com o objetivo de testar todas as operações que envolvem a competição. "Este foi o momento de fazermos os testes com todos os jogadores e analisar as equipes adversárias. Fazia quase um ano que não competíamos internacionalmente, então para nós esta foi uma fase de treinamento de luxo, com excelentes resultados. Além disso, também tivemos acesso às instalações da Arena do Futuro, que receberá os jogos do goalball, o que nos possibilitou verificar o espaço e as condições em que jogaremos junto ao Comitê Rio 2016", comentou Alessandro.

Localizada no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, a Arena do Futuro irá receber os jogos de handebol (Jogos Olímpicos) e os de goalball (Jogos Paralímpicos). "A experiência de testar a arena foi muito importante e o local está muito bonito, o que falta agora são detalhes a serem ajustados. De um modo geral, a estrutura para as olimpíadas vai estar linda", contou o professor.

O evento teste teve a participação das quatro potências do mundo no goalball: Brasil, Finlândia, Estados Unidos e Lituânia. Todos jogaram entre si buscando pontuação para a final, disputada entre Brasil e Lituânia. A seleção brasileira ficou em primeiro lugar por 11 pontos a 07. "Os atletas estão muito bem. Foi muito legal jogarmos com os atletas que, teoricamente, são do banco de reserva e vê-los ganharem destas grandes equipes", explicou Tosim.

E a rotina de treinamentos para o evento segue intensa. "Agora entramos na quarta fase de treinamento. Tivemos três fases antes do Aquece Rio e começamos a treinar desde segunda-feira por mais dez dias. Em junho, teremos uma nova fase e em julho seguiremos para dois intercâmbios internacionais: Turquia e Suécia. No retorno, daremos continuidade aos treinos para, em agosto, iniciarmos a fase de climatização. É corrido, mas muito prazeroso", disse o treinador.

A abertura dos Jogos Paralímpicos 2016 acontece dia 07 de setembro e a seleção brasileira entra em quadra no dia 08. A equipe foi campeã dos Jogos Parapan-americanos de Guadalajara (2011); 2º lugar nos Jogos Paralímpicos de Londres (2012); Ouro no Campeonato Mundial de Goalball na Finlândia (2014) e Campeã dos Jogos Parapan-americanos de Toronto (2015).

Sorteio para a Paralimpíada Rio 2016

O sorteio dos grupos da modalidade para os Jogos Paralímpicos trouxe a seguinte formação:

Grupo A
Brasil
Argélia
Canadá
Alemanha
Suécia

Grupo B
Estados Unidos
Turquia
China
Lituânia
Finlândia

Goalball

Criado para reabilitação de veteranos de guerra, o goalball é disputado por atletas com deficiências visuais, que jogam vendados. No Rio 2016, dez seleções masculinas e dez femininas disputarão o pódio. De olhos vendados, duas equipes de três jogadores devem marcar pontos lançando a bola (que tem guizos em seu interior) com as mãos em direção ao gol adversário e defender seu próprio gol.

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Quarta-feira
30°C
14°C
Chuva: 0 % (0 mm)
Menu Acessibilidade