Segunda-Feira - 23 de maio de 2016
Laboratório de Operações Unitárias proporciona novas práticas para cursos de Engenharia e Química

Já está em funcionamento, desde o início deste mês, o Laboratório de Operações Unitárias, localizado no segundo piso do Prédio Central. Com infraestrutura e maquinário modernos, o local atenderá os cursos de Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Bacharelado em Química da FHO|Uniararas.

No laboratório estão disponíveis equipamentos em pequena escala que simulam os processos de uma indústria. Desta forma, os alunos podem colocar em prática o que aprenderam na teoria. Para o coordenador do curso de Engenharia Química, Prof. Dr. Ricardo Luiz Bruno, o local representa mais um avanço no ensino da Instituição. "O laboratório foi pensado em cada teoria de operações unitárias que eles aprendem na teoria e que, a partir de agora, também será conhecida na prática. Por meio dos experimentos de microescala industrial os estudantes poderão verificar se as ações que empregaram dariam certo. Isso trará um grande diferencial para eles no mercado de trabalho", comentou.

Entre os equipamentos que compõem o laboratório estão o Reator Homogêneo, que simula reações químicas, como a produção do biodiesel; o Fermentador Alcoólico, que simula o que acontece em uma usina; e os equipamentos de Condução de Fluido, que permite que os alunos estudem a perda de carga em tubulação e cálculos de tubulação industrial.

Sb