Sexta-Feira - 20 de maio de 2016
Curso de Psicologia realiza a 14ª Semana de Luta Antimanicomial nos dias 30 e 31 de maio

Há 14 anos o curso de Psicologia da FHO|Uniararas realiza a Semana de Luta Antimanicomial. O evento integra as atividades propostas pelo curso desde sua implementação, em 1999, visando à reflexão da Psicologia como ciência e profissão, além da utilização dos conhecimentos em prol da sociedade.

Nos dias 30 e 31 de maio, mais uma edição em comemoração à Luta Antimanicomial será realizada, desta vez sob o tema "Medicalização da infância e da vida: o que a Luta Antimanicomial tem a dizer sobre isso?", com o intuito de promover reflexões sobre as questões que envolvem os processos de medicalização no campo da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial. O evento conta com a participação da equipe do CAPSij de Rio Claro como debatedor e o apoio do Conselho Regional de Psicologia (CRP) - Subsede de Campinas.

De acordo com o professor do curso de Psicologia, Me. João Paulo Pitoli, o evento tentará contribuir para a construção de novos olhares para a infância, considerando ações afirmativas de vida que se distanciam das práticas que têm por fim a institucionalização. "Considerando a apropriação da infância e da vida a partir do processo de medicalização, tanto nas interfaces da clínica como da educação, e tendo a indústria farmacêutica como grande contribuinte neste cenário, iremos dialogar a respeito da condução, dentro dos princípios da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, que visem, a singularização da infância, a garantia de direitos e a cidadania", explicou.

O evento é gratuito e destinado ao corpo discente, à comunidade acadêmica, profissionais da área e à população em geral. Os interessados devem se inscrever pelo site até o dia 29 de maio.

Programação

30 de maio
19h15 às 22h30 - Conferência de Abertura:
"Sobre as regras do jogo: as normativas frente à medicalização e judicialização"

Presença do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade nas pessoas de:
- Jaqueline Kalmus: Doutora em Psicologia Escolar, Professora da EACH USP e da Rede Sampa da SMS de São Paulo (SP). Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.
- Thais Goldstein: Psicóloga com Aprimoramento em Saúde Mental Multiprofissional, Mestre em Antropologia e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Professora Universitária e membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade - Núcleo Baixada Santista.
- Coordenadora da mesa: Emanoela Bonon Cressoni, discente do Curso de Psicologia da FHO|Uniararas

Atividade cultural: Apresentação da canção "O pecado da loucura", por Gabriel Machado e Juliene Cristina Gomes.

31 de maio
8h30 às 11h30 - Mesa Redonda: "Ligando os pontos: possíveis desenhos da medicalização da infância na interface psicologia, saúde e educação".

Presença do "Despatologiza - Movimento pela despatologização da vida" nas pessoas de:
- Pedro Tourinho de Siqueira: Médico sanitarista pela UNICAMP e professor da área de saúde da família da PUC-Campinas.
- Jeferson Novaes: Psicólogo pela FHO|Uniararas. Especialista em formação em Análise Aplicada do Comportamento pela UFSCar. Psicólogo no CEDECA - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente "David Arantes", de Limeira (SP). Membro do COMAD - Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas.
- Rafael Cristofolleti: Psicólogo, Economista, mestre e doutorando em Educação pela UNESP. Como psicólogo atuou no campo prisional e da saúde mental (CAPS I e III).
Atualmente desenvolve pesquisa sobre a medicalização. Autor do livro "Ensaio-fílmico: cinema, loucura e resistência", pela Editora Cultura Acadêmica da UNESP. - Coordenadora da mesa: Natália Luana Russo, discente do Curso de Psicologia da FHO|Uniararas.

Atividade cultural: Exibição e discussão do filme "Tarja Branca", às 14h00 e lançamento do Fórum Estudantil de Saúde Mental às 16h. Ambos no Auditório do Prédio Central (Bloco A).

19h15 às 22h30 - Mesa Redonda: "Cores e tons do cuidado com crianças e adolescentes na perspectiva da saúde e educação"

- Paula Fontana Fonseca: Psicanalista e Psicóloga do Serviço de psicologia escolar do Instituto de Psicologia da USP (IPUSP). Doutoranda na faculdade de educação da USP.
- Debora Sereno: Psicanalista, Supervisora de equipes de Acompanhamento Terapêutico, Doutoranda do Departamento de Psicologia Social da PUC-SP. Docente do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (FACHS) da PUC-SP.
CAPSij Espaço Criativo de Campinas:
- Carolina Helena Moraes Sombini: Psicóloga e Coordenadora do serviço;
- Evandro de Oliveira Gavi: médico psiquiatra infantil;
- Lucas de Sousa Detoni: Farmacêutico e
- Mariane Cristina Lourenço: Terapeuta Ocupacional Residente
- Coordenadora da mesa: Carina Fernanda Marciano, discente do Curso de Psicologia da FHO|Uniararas.

Atividade cultural: Apresentação do "Trio de quê", de Rio Claro (SP).

14º ano de Comemoração à Semana de Luta Antimanicomial do Curso de Psicologia da FHO|Uniararas
- Data: 30 e 31 de Maio
- Local: Ginásio Poliesportivo da FHO|Uniararas (Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500 - Jd. Universitário - Araras (SP)
- Inscrições: pelo site http://eventos.uniararas.br/sites/psicologia/2016 - Informações: (19) 3542-1488 ou lutaspsico@uniararas.br
- Evento gratuito e aberto à comunidade

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Sb
27°C
14°C
Chuva: 0 % (0 mm)
Menu Acessibilidade