Sexta-Feira - 06 de maio de 2016
Equipe FHOBaja - SAE na 22ª Competição BAJA SAE Brasil, em São José dos Campos

A equipe FHOBaja SAE esteve presente na 22ª competição nacional BAJA SAE Brasil. O evento aconteceu de 31 de março a 03 de abril, em São José dos Campos (SP).

Promovido pela SAE - Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade, o Projeto Baja SAE Brasil tem como objetivo expor o estudante de engenharia a um ambiente próximo ao que irá enfrentar na vida profissional. Por meio do desenvolvimento de um veículo off-road, monoposto, com capacidade de vencer obstáculos em terrenos acidentados, os alunos atuam desde a concepção à elaboração do projeto detalhado, construção e testes. Através do desafio também são desenvolvidas habilidades para trabalhar em equipe e para desenvolver um produto competitivo, que atenda aos requisitos e seja de fácil manutenção.

As instituições de ensino devem formar equipes representantes, que são desafiadas anualmente a participar da competição. Cerca de 70 instituições se inscreveram na edição deste ano.

Na FHO|Uniararas o projeto existe desde 2009. Este ano a equipe, formada por dez alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção apresentou seu 6º protótipo. Nossos alunos passaram por diferentes provas, sob o olhar atento e criterioso dos juízes. Entre elas: a apresentação oral do projeto desenvolvido; segurança do motor; segurança da estrutura; conforto e dirigibilidade; freio; aceleração e velocidade final e suspensão e tração.

Mas foi a prova final, de enduro, que nos reservou uma das maiores vitórias. "O nosso foco sempre foi o enduro, porque nunca conseguimos participar da prova devido a algum problema no carro após a primeira volta. E dessa vez conseguimos andar bem nesta etapa, o que foi muito satisfatório", contou Jorge Miguel Peres, capitão da equipe.

Para o orientador da FHOBaja-SAE, Carlos Ferri, um dos destaques deste ano foi a equipe. "A participação desta equipe foi muito legal, tanto nas etapas de projeto e na produção do carro, quanto na competição. Todos estiveram muito envolvidos e comprometidos com as atividades", disse ele.

Dois anos foram necessários para que este protótipo ficasse pronto e atualmente, a equipe já trabalha nas melhorias para o ano que vem. "Nosso projeto passa por uma melhoria contínua. Neste momento estamos aplicando no carro uma ferramenta de engenharia que se chama FMEA (Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos), e que nos permite analisar aquilo que deu errado e o que pode ser melhorado", explicou Ferri.

Chuva: 90% (17 mm)