Segunda-Feira - 25 de abril de 2016
Turmas do terceiro período da Pedagogia: aulas dinâmicas unem teoria e prática promovendo aprendizagens significativas

No início do mês de abril, os alunos dos terceiros períodos, turmas A e B, do curso de Pedagogia da FHO|Uniararas, tiveram oportunidade de vivenciar em duas disciplinas, ministradas pela Profª. Dra. Claudia Cristina Fiorio Guilherme, aulas diferenciadas com uso de jogos e a presença de crianças e adolescentes nas salas de aula.

Depois de estudarem os estágios de desenvolvimento da inteligência na teoria de Jean Piaget, na disciplina Psicologia da Educação I, os alunos confeccionaram os testes clínicos de Piaget e, com autorização de pais, os aplicaram em crianças e adolescentes. A presença deles em sala de aula trouxe a constatação da teoria piagetiana, a compreensão das características da cognição humana em cada etapa e proporcionou uma vivência inesquecível para os pedagogos em formação.

Já na disciplina Conteúdos e Metodologias de Alfabetização e Letramento I, a teoria da Psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferreiro foi transformada em jogo. As turmas puderam jogar o "Quiz da Alfabetização" e, durante a interação das equipes ocorreu um fortalecimento dos conceitos e efetivação de aprendizagens.