Segunda-Feira - 18 de abril de 2016
Professora do curso de Pedagogia lança livro sobre a estética na formação do docente da educação básica

A professora do curso de Pedagogia da FHO|Uniararas, Dra. Ana Carolina Kastein Barcellos lançou, recentemente, o livro A experiência estética na formação do docente da educação básica (Editora CRV, 156 p.). Esta é a quarta publicação editorial da professora, que é graduada em Letras (Bacharelado e Licenciatura em Português/Inglês) e Pedagogia e atua em temas como a Formação de Professores, Letramento, Sociedade e Consumo, Mídia e Educação, Tecnologias e Educação e Educação a distância.

Com introdução do Prof. Dr. Bruno Pucci (Programa de Pós-graduação em Educação da UNIMEP) e comentário do Prof. Dr. Titular da cátedra de Estética, Mateu Cabot (University of the Balearic Islands, na Espanha), o livro é resultado de uma pesquisa realizada pela professora durante o doutorado, com financiamento da CAPES, e participação no Programa de Doutoramento no Exterior. "Ao estudar mais especificamente a importância da estética para o processo formativo, observei que nos documentos legais que regem os cursos de formação de professores de forma geral, há uma valorização da área. Assim, tive interesse em investigar em que medida os cursos de formação de professores trabalham com esse tema durante a graduação. Delimitando minha pesquisa, trabalhei mais especificamente com o curso de Pedagogia para o levantamento de dados ao realizar a pesquisa empírica", explicou Ana Carolina.

A problematização do estudo se deu a partir do questionamento das relações entre educação e estética, perpassando temas como a infância, a experiência, a autonomia e a formação. A pesquisa se fundamenta em pensadores da Escola de Frankfurt, especialmente T. W. Adorno, H. Marcuse e W. Benjamin, além de críticos contemporâneos que com eles dialogam.

O livro A experiência estética na formação do docente da educação básica está à venda no site da Editora CRV e nas seguintes livrarias: Livraria Cultura, Livraria Travessa, Livraria da Vila e Livraria do Psicólogo.