Quarta-Feira - 24 de setembro de 2008
Trabalhos de docentes do Curso de Fisioterapia da UNIARARAS são premiados em Simpósio Internacional realizado na Colômbia

Entre os dias 18 e 19 de Setembro foi realizado em Bogotá, Colômbia, o "I Simpósio Internacional e II Nacional de Investigação em Fisioterapia e Kinesiologia". Neste encontro estavam representados vários países da América do Sul que discutiram as diferentes vertentes da pesquisa na área da Fisioterapia, bem como a formação do profissional Fisioterapeuta frente ás diferentes realidades de cada país. A Profa Elem Marta Torello, coordenadora do Curso de Fisioterapia, juntamente com o acadêmico Thiago Camargo Cianciardi do 8º período, representaram a UNIARARAS no encontro. Além de uma conferência plena, apresentada pela Profa. Elem, foram apresentados quatro trabalhos científicos, na forma de pôster. Destes, os títulos "Evaluacion y estímulo Del arco longitudinal plantar em niños de La segunda Infancia" e "La investigation: Correlación entre artrose de La rodilla y el ángulo Q evaluado por intermédio de La biofotogrametria" foram premiados com 1º e 3º melhores, respectivamente, no evento: Os trabalhos são resultados das atividades desenvolvidas no Laboratório de Biofotogrametria, coordenado pelo Prof. Dr. Frederico Tadeu Deloroso, e participação de todos os docentes do curso de Fisioterapia. Na ocasião, a UNIARARAS também foi representada pela Profa Elem na mesa redonda que discutiu a legislação educacional para os cursos de Fisioterapia, bem como a contribuição da pesquisa para as condições de saúde de cada país. Dessa experiência nasceu a proposta de Convênio entre a UNIARARAS e a UNIVERSIDADE MANUELA BELTRÁN em Bogotá, Colômbia, visando o intercâmbio entre docentes e alunos com o objetivo de troca de experiências na área de Fisioterapia entre Colômbia e Brasil. Por fim, a Profa. Elem foi convidada para representar a instituição no IV Congresso Nacional e Congresso Internacional de Educação em Fisioterapia - A qualidade na formação do Fisioterapeuta" a realizar-se em outubro de 2008.