Sexta-Feira - 11 de março de 2016
Conselheiro da Fundação Hermínio Ometto, Dr. Enio Vitali lança livro de memórias

No último sábado, dia 05, o Conselheiro da Fundação Hermínio Ometto, Dr. Enio Vitali realizou o lançamento de seu livro de memórias Luzes do Entardecer, na Biblioteca Municipal Martinico Prado. Mais de 200 pessoas prestigiaram o evento, entre autoridades, familiares e amigos do médico.

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1953, Dr. Enio tem mais de 60 anos dedicados à saúde da população ararense e 42 anos dedicados à educação, através do trabalho voluntário que exerce como Conselheiro da Fundação Hermínio Ometto (FHO), mantenedora da Uniararas.

Prestigiando essa nova conquista, estiveram no evento o Reitor da FHO|Uniararas, Prof. Dr. José Antonio Mendes; os Conselheiros da Fundação Hermínio Ometto, Sr. Fernando Fernandes A. Leite, Dr. Roberto Cesnik e Dr. Rogério Alessandre de Oliveira Castro; a Coordenadora de Comunidade e Extensão, Profª Ms. Cristina da Cruz Franchini; a Secretária da Reitoria, Andreza Ferreira de Mello e professores da Instituição. Em seu discurso em homenagem ao autor, Dr. Mendes destacou um trecho do livro em que o médico descreve as "pessoas superlativas". "Para ele `são pessoas simples, empenhadas em ajudar o próximo, que marcaram época e deixaram um inesquecível exemplo de vida". Essas características são perfeitamente aplicáveis à história de vida que o Dr. Enio escreveu ao longo do tempo. Ele fez da sua carreira enquanto médico, um exercício diário na promoção do bem, e na constante ajuda ao próximo", disse Dr. Mendes.

O Reitor da FHO|Uniararas também destacou a contribuição de Dr. Enio como Conselheiro da Instituição: "Entre esta e outras tantas atividades de sua vida, encontrou tempo para também se doar de corpo e alma a Fundação Hermínio Ometto e há mais de quatro décadas, participa, orienta e promove através do ensino, outro lado de compartilhamento de boas obras. Por isso o Dr. Enio pode também ser considerado um ser especial, uma pessoa superlativa".

No livro Luzes do Entardecer (publicação independente de 160 páginas), Dr. Enio narra sua história desde os primeiros anos de vida, em São Sebastião da Grama, passando pela adolescência, pelos anos de formação universitária e pela vinda para Araras. Na publicação, o médico também compartilha, com discrição, casos inusitados aos quais atendeu, episódios dramáticos, a amizade entre colegas de medicina, amores, sucessos, insucessos, entre outros relatos. Os interessados em obter um exemplar da obra devem contatar o consultório do Dr. Enio Vitali pelo telefone (19) 3541-1701.

Com informações da Secom / PMA

Prédio de Odontologia da Instituição leva o nome do médico

No dia 27 de junho de 2015, a FHO|Uniararas nomeou o prédio do curso de Odontologia em homenagem a Dr. Enio, pelos anos de dedicação voluntária à educação e à instituição como Conselheiro da Fundação Hermínio Ometto (FHO). Em uma cerimônia emocionante o Conselheiro, acompanhado de seus familiares e amigos, descerrou a placa com seu nome em frente ao prédio, criado em 1986, que inclui salas de aula e clínicas de atendimento gratuito à população. O tributo foi mencionado por Dr. Enio em seu livro (p.63):

"Para culminar com a descrição de homenagens recebidas em Araras, devo relatar a última que me foi proporcionada no campus da Uniararas. Dona Duse Rüegger Ometto, presidente do Conselho Superior da Uniararas, indicou meu nome para batizar o prédio do Centro Odontológico. A indicação foi aprovada pelos demais conselheiros e eu, ao lado de dona Duse, descerramos a cortina que cobria a placa situada na entrada do edifício estampada com os dizeres: Centro Odontológico Dr. Enio Vitali.

Foi uma homenagem pelos 42 anos de trabalho voluntário que prestei à Uniararas e que me emocionou profundamente. No meu discurso de agradecimento ressaltei o trabalho relevante de Dona Duse, lídima continuadora da obra monumental do esposo Hermínio Ometto. A idade e os agravos à saúde, nunca foram obstáculos para essa trabalhadora, a quem cognominei de Dama de Aço".

Fotos: Secom / PMA