Quinta-Feira - 03 de março de 2016
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

O CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil, informa que estão abertas as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia (Edição 2015). Os interessados devem se inscrever pelo site até o dia 07 de março.

O prêmio tem como objetivo reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul; incentivar a inovação e a realização de pesquisas científicas e tecnológicas e contribuir para a integração regional entre os países membros e associados ao Mercosul.

Todo ano é indicado um tema que atenda às políticas públicas governamentais e que seja de relevância para os países que integram o Mercosul. Nesta edição, o tema escolhido é Inovação e Empreendedorismo, que deverá ser abordado em uma das seguintes linhas de pesquisa:

1. Inovação Tecnológica;

2. Geração de Startups e aceleradoras;

3. Gestão da Informação, compreendendo os processos, serviços, estratégias e recursos envolvidos;

4. Modelos e propostas de ambiente gerador de ideias, dentro da empresa ou instituição, voltadas para a inovação tecnológica e o empreendedorismo;

5. Ferramentas e treinamentos, facilitadores da criação e manutenção de uma cultura empreendedora na empresa ou instituição.

Os participantes deverão se inscrever em uma das categorias:

Iniciação Científica (individual e equipe)
Prêmio: U$2000,00 e troféu

Estudante Universitário (individual)
Prêmio: U$3500,00 e troféu

Jovem Pesquisador (individual)
Prêmio: U$5000,00 e troféu

Pesquisador Sênior (individual)*
Prêmio: U$5000,00 e troféu

*Nova categoria destinada a estudantes e pesquisadores com 36 anos ou mais, de acordo com o regulamento do prêmio.

Integração (equipe)
Prêmio: U$10000,00 e troféu