Quarta-Feira - 27 de janeiro de 2016
Grupo de Estudos em Formação em Emergências leva informações sobre primeiros socorros à população

Mais de 1000 pessoas foram capacitadas pelos estudantes através de ações desenvolvidas no segundo semestre de 2015

Criado há quatro anos com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência do graduando de Enfermagem da FHO|Uniararas em casos de urgência e emergência e capacitá-lo a ensinar à população métodos simples de diagnóstico e tratamento em primeiros socorros, o GEFE - Grupo de Estudos em Formação em Emergências vem colhendo excelentes resultados. "O projeto tem demonstrado ser um diferencial em relação à formação dos estudantes por promover o desenvolvimento de uma visão crítica e criteriosa dos temas relacionados à Enfermagem em Urgência e Emergência, que são abordados na teoria e na prática", explica o Prof. Ms. Antonio Francisco Peripato Filho, responsável pelo GEFE.

No 2º semestre de 2015, o grupo - integrado por 24 alunos do 8º período - participou de encontros, atividades práticas, atendimentos em eventos institucionais - como a Feira das Profissões e o 13º Encontro de Mobilização dos Saberes, seminários e simulações envolvendo os assuntos tratados e levando informações sobre primeiros socorros para a população.

Foi também neste período que o GEFE capacitou mais de 1000 pessoas através de treinamentos em escolas, grupos de escoteiros, empresas e clubes. Na FHO|Uniararas o grupo realizou treinamentos de reanimação cardiopulmonar e de primeiros socorros para alunos dos cursos da área de saúde e representantes de sala de todos os cursos, além de docentes e funcionários administrativos.

De acordo com o Prof. Antonio, a expectativa é que este ano o GEFE realize mais encontros com atividades práticas e envolva também outros cursos em suas ações, ampliando os resultados alcançados.