Segunda-Feira - 18 de janeiro de 2016
FHO|Uniararas é o melhor Centro Universitário da região

Indicador do MEC coloca a Instituição entre as melhores do país

No último mês de dezembro, foi divulgado pelo Ministério da Educação - MEC o Índice Geral de Cursos - IGC. O IGC é um indicador de qualidade que avalia todas as Instituições de Ensino Superior do país. Esta avaliação classificou a FHO|Uniararas como o melhor Centro Universitário da região de Campinas e o 21º do país.

Segundo o Reitor da Instituição, Prof. Dr. José Antonio Mendes, "a notícia é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica - professores, alunos e funcionários, e é resultado do esforço de todos na busca contínua pelo aprimoramento da qualidade do ensino, em cumprimento à nossa Missão".

Para o Pró-reitor de Graduação, Prof. Dr. Olavo Raymundo Jr., o conceito 4 obtido deve ser valorizado, pois enquadra a Instituição no chamado "nível de excelência" do MEC. "O IGC é composto por três índices: o índice geral de cursos da Graduação, o índice geral de programas de Mestrado e o índice geral de programas de Doutorado, sendo que os dois últimos têm um peso maior. Essa composição favorece as instituições de ensino públicas, que possuem proporcionalmente mais alunos nas duas últimas modalidades que as privadas. Se considerarmos apenas o índice da Graduação, a classificação da FHO|Uniararas se torna ainda mais expressiva: 8º Centro Universitário do país e à frente de universidades tradicionais, como Unicamp e Unesp", explicou o Pró-reitor.

Entenda os conceitos institucionais

O MEC define dois conceitos institucionais: o Conceito Institucional - CI e o Índice Geral de Cursos - IGC.

O CI é um conceito de avaliação e é utilizado pelo MEC para o credenciamento e recredenciamento das Instituições de Ensino Superior. Ele é atribuído por uma comissão de especialistas que avalia dez dimensões, que representam as condições de oferta dos cursos, a estrutura oferecida, a responsabilidade social, entre outras. Em 2011 a FHO|Uniararas conquistou o CI 4, numa escala que varia de 1 a 5, o que a destaca entre as demais instituições do país.

Já o IGC é um conceito de qualidade. Ele representa a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso - CPCs, considerando-se o número de matriculados em cada curso. Na composição do CPC é considerado o desempenho do aluno no ENADE, entre outros insumos, como corpo docente e a percepção dos alunos sobre a estrutura física e pedagógica da instituição.

O MEC divulga ao final de cada ano o IGC correspondente ao ano anterior, que abrange os cursos avaliados nos últimos três anos. O IGC 2014 da FHO|Uniararas abrange os cursos avaliados em 2012, 2013 e 2014 e foi classificado como conceito 4.

Inscrições para o vestibular e concurso de bolsas de estudos seguem até o dia 21

As inscrições para a prova do vestibular e do concurso de bolsas de estudos da FHO|Uniararas podem ser feitas pelo site (www.uniararas.br) até o dia 21 de janeiro. Para a bolsa não há cobrança de taxa. A prova será realizada domingo, dia 24, no campus da Instituição (Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500 - Jd. Universitário). Mais informações pelo site ou pelo telefone 0800 770 44 55.

A FHO|Uniararas oferece bolsas de estudos parciais (50%) para todos os cursos. A Instituição também oferece o PagFácil - programa de financiamento próprio, que permite ao aluno, inclusive bolsista, reduzir o valor das mensalidades pagando até metade do curso depois de formado, em condições especiais.

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Quarta-feira
30°C
14°C
Chuva: 0 % (0 mm)
Menu Acessibilidade