Terça-Feira - 15 de dezembro de 2015
Alunos do curso de extensão ''A temática ambiental e o processo educativo'' ministram palestra para o curso de Pedagogia

No dia 10 de novembro, alunos do curso de extensão ''A temática ambiental e o processo educativo'' - ministrado pelo educador e biólogo Diogenes Rafael de Camargo - apresentaram palestra para o 3º ano do curso de Pedagogia noturno, durante a aula "Conteúdo e Metodologia de Arte", da Profª. Ms. Raquel Cortez.

Durante a apresentação, os alunos abordaram questões referentes à história e filosofia da Educação Ambiental (EA); conceitos e autores; institucionalização e consolidação da EA como um campo de estudos; legislação (PNEA - LEI Nº 9.795 de 1999); Permacultura e Agroecologia; as principais tendências de EA e possibilidades de atuação do educador ambiental, bem como práticas na área.

Também foram abordados os principais preceitos da Educação Ambiental como, por exemplo, o "valor intrínseco da natureza" de Hans Jonas, a dialética e a práxis (principalmente pelo viés marxista), a questão da ataraxia em contraponto à "ecofobia" e a luta contra as ideologias dominantes do neoliberalismo e do "perverse growth".

Os alunos concentraram seus esforços, sobretudo, no que mais caracteriza as propostas da Educação Ambiental A Crítica e Pós-crítica como inovadoras e peculiares - o fato de trabalharem a partir das sete formas de conhecimento: Conhecimento empírico (senso comum), Filosofia, Ciência, Religião (conhecimento religioso), Arte, conhecimentos étnicos e Matemática. "Ministrar uma palestra sobre a temática ambiental e o processo educativo foi uma experiência incrível. A troca de informações entre nossa turma e a turma de Pedagogia é de suma importância na construção de uma sociedade melhor, pois se tratam de futuras(os) professoras(es). Dessa forma, levar informações que permitam a construção de uma visão crítica por trás da temática ambiental irá influenciar diretamente na abordagem que as(os) futuras(os) professoras(es) terão com seus alunos, fazendo com que a sociedade observe o ambiente com uma ótica diferente da imposta culturalmente, e, portanto tornem-se indivíduos ativos na luta pela modificação da ideologia cultural vigente", disse Marcel Feroldi, aluno do 4º semestre de Biologia.

A aluna Giulia Carolina Cega, aluna do 4º período de Biologia, também se sentiu orgulhosa da atividade. "Espero ter mais oportunidades como essa, pois não há nada melhor do que transmitir seus conhecimentos às outras pessoas para que elas possam enxergar com seus próprios olhos e pensar com suas próprias cabeças!", disse ela.

Segundo Diogenes, os alunos ficaram livres para abordar as questões da maneira que mais fizesse sentido a eles. "Deste modo, entendo que o mérito é, sem sombra de dúvidas, todo deles, pois prepararam a palestra praticamente sozinhos. O mais interessante é lembrar deles na primeira aula do curso de extensão, há dois meses, com aqueles olhos assustados e cheios de esperança e curiosidade por temas até então "novos"; e os ver agora, cheios de confiança em prol de um ambiente mais harmônico e menos opressor. Acordo todas as segundas-feiras imensamente feliz em saber que vou encontrá-los e que juntos construiremos novos e instigantes conhecimentos e possibilidades. Agradeço muito à professora Raquel Cortez que, como sempre, apostando em uma educação libertadora, cedeu o espaço. Nossos agradecimentos também às alunas(os) do 6º semestre de Pedagogia que participaram e interagiram, sempre com muita alegria, e à FHO|Uniararas pelo espaço e confiança", disse o educador.