Quarta-Feira - 02 de dezembro de 2015
III Treinamento em Massa de Reanimação Cardiopulmonar ensina a salvar vidas

Mais de 550 pessoas marcaram presença na terceira edição do Treinamento em Massa de Reanimação Cardiopulmonar da FHO|Uniararas, realizado na sexta-feira, 13 de novembro, na Instituição.

A ação - organizada pela Coordenadoria de Comunidade e Extensão e pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), com a participação dos alunos do Grupo de Estudo e Formação em Emergência (GEFE) do curso de Enfermagem e sob a supervisão e orientação do Profº. Ms. Antonio Peripato, capacitou a comunidade acadêmica para agir em caso de emergências, envolvendo paradas cardiorrespiratórias e demais ocorrências que podem acometer um indivíduo no dia a dia.

No discurso de abertura, o Reitor da FHO|Uniararas, Prof. Dr. José Antonio Mendes, reforçou a importância da ação. "A solução, literalmente, está em nossas mãos. Um treinamento como esse pode salvar vidas, então é muito importante que nós realizemos esse tipo de ação com a comunidade acadêmica", disse Dr. Mendes. O Prof. Antonio, responsável pelas orientações, também mencionou que o Treinamento em Massa é a realização de um sonho: treinar o maior número de pessoas para que elas consigam salvar vidas. "São técnicas simples e rápidas, que qualquer um pode fazer. Queremos atingir o maior numero de pessoas para que elas tenham a capacidade de fazer algum atendimento à vítima com qualidade, respeito e rapidez", disse ele.

Os procedimentos envolveram a participação de professores, funcionários administrativos, alunos ingressantes dos cursos que compõem o Núcleo Comum de Saúde e dos representantes de sala de todos os cursos. As orientações, demonstradas em treinamentos realizados nos três períodos, envolveram o uso de bonecos e do Simulador de Desfibrilador Externo Automático, aparelho eletrônico portátil que diagnostica automaticamente as disritmias potencialmente letais, de fibrilação ventricular e taquicardia ventricular em um paciente.

Segundo o Presidente da CIPA, Caio Cesar Belão, o papel foi cumprido mais uma vez. "O número inferior ao do ano passado não nos desanima, pois o treinamento não perdeu a função: são mais 556 pessoas capacitadas para salvar uma vida", disse ele. "A motivação dos participantes nos diferentes horários foi um ponto chave para a excelente realização do treinamento e a intenção é que ele seja melhor a cada ano, capacitando novos funcionários, professores e alunos dos cursos que compõem o Núcleo Comum de Saúde. E não podemos deixar de agradecer, mais uma vez, a Reitoria, a Coordenadoria de Comunidade e Extensão, a Administração do Campus, ao Apoio Acadêmico, ao GEFE, ao CETEC, ao Departamento de Marketing, aos coordenadores de todos os cursos, ao técnico de segurança, a todos os integrantes da CIPA e ao Prof. Antonio Peripato pela parceria fundamental, que nos auxiliou na realização de mais um treinamento com resultados mais do que satisfatórios".

Participantes do III Treinamento em Massa de Reanimação Cardiopulmonar
435 alunos