Terça-Feira - 10 de novembro de 2015
Pesquisa da Coordenadora do Curso de Especialização em Toxicologia é premiada

É com satisfação que informamos que o trabalho de pesquisa realizado pela Coordenadora do Curso de Especialização em Toxicologia da FHO|Uniararas, Profª Ms. Lílian Cristina Pereira, em parceria com a Universidade de Coimbra, está entre os premiados do Travel Award Winner da IUTox (International Union of Toxicology). Desenvolvido durante estágio de Doutorado Sanduíche, do qual a professora participou de 2014 a 2015 na universidade portuguesa, o trabalho está entre as 28 pesquisas mundiais contempladas com a premiação.

A Profª Lilian divulgará a pesquisa no XIX Congresso Brasileiro de Toxicologia, que acontecerá juntamente com o 9th Congress of Toxicology in Developing Country, em Natal (RN). "No estágio tive a oportunidade de avaliar a toxicidade de compostos que são considerados contaminantes ambientais emergentes. Nosso intuito era verificar a indução do processo autofágico em células hepáticas. Além do mais, pude trabalhar com modelo de cultura celular em 3D, apontado como promissor em avaliação toxicológica e método alternativo à experimentação animal. A vantagem do cultivo celular em 3D é a proximidade com o microambiente in vivo, que falta para o cultivo convencional em monocamada (2D). Desta forma, o modelo se torna mais preditivo em pesquisas de toxicidade e para a descoberta de novos fármacos", explicou.