Quinta-Feira - 05 de novembro de 2015
Aluna da FHO|Uniararas cursa Engenharia na Irlanda através do Programa Ciência sem Fronteiras

A aluna do 6º período do curso de Engenharia de Produção da FHO|Uniararas, Gabriela de Souza Raymundo vive a experiência de participar do programa de intercâmbio estudantil, Ciência sem Fronteiras. Por 10 meses, Gabriela irá estudar na NUIG - National University of Ireland, em Galway, na Irlanda. Recentemente conversamos com a aluna, que compartilhou as primeiras impressões do país e as atividades que fazem parte desse novo período de sua vida:

Porque você escolheu a Irlanda?
Na realidade comecei olhando a Austrália e o Canadá, mas quando fui agendar minha prova do TOELF®* a data de entrega das notas só batia com os editais do Programa Ciência sem Fronteiras para a Irlanda e Estados Unidos. Foi quando eu comecei a pesquisar sobre a Irlanda e optei pelo país.

*O TOEFL® é um teste de língua inglesa reconhecido por mais de 9.000 instituições de ensino superior, universidades e agências em mais de 130 países, inclusive Austrália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos.

As suas expectativas em relação ao país se confirmaram até agora?
Na realidade superaram. A Irlanda é um país muito bonito, com pessoas muito amigáveis e acolhedoras. E Galway é uma cidade universitária muito animada - com uma imensa variedade de pubs - banhada pelo Rio Corrib. Me apaixonei por aqui.

Como estão sendo as aulas na universidade?
A universidade disponibiliza algumas matérias para os estudantes do Programa Ciência sem Fronteiras, que são mais semelhantes as do Brasil. Os professores usam slides para lecionar e depois da aula os alunos têm acesso ao material no portal da faculdade. O prédio da Engenharia é muito moderno, com salas amplas e bem equipadas. A classe é bem diversificada e tem alunos de todos os lugares do mundo. O ensino da Engenharia na Irlanda é semelhante ao Brasil - às vezes mais aprofundado aqui, mas sem muita diferença em relação ao curso.

Quais são as suas expectativas para o intercâmbio? O que você planeja fazer por aí até o seu retorno?
Primeiramente busco enriquecer o meu curriculum com os diferenciais que a NUIG pode me oferecer, além de aproveitar o intercâmbio cultural. Quero aperfeiçoar o meu inglês e aprender o básico do alemão, pois estou fazendo um curso ofertado pela faculdade. Planejo estudar, viajar, experimentar diferentes hábitos e conseguir desenvolver um projeto de verão, que poderá vir a ser um estágio.

Parabéns Gabriela!

Desejamos muito sucesso e oportunidades durante essa experiência!

Sb