Quarta-Feira - 28 de outubro de 2015
Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Luana Barco

Um momento histórico para o curso de Pedagogia da FHO|Uniararas: na manhã de 16 de outubro, a aluna Luana Barco apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso sob o tema "A trajetória de escolarização de uma aluna com deficiência: desafios e superação".

Essa foi a primeira apresentação de TCC de um estudante com deficiência visual do curso de Pedagogia da Instituição. Emocionada, a orientadora da aluna, Profª Ms. Marlene Aparecida da Silva Zuttin comentou essa conquista: "Eu acompanho a trajetória escolar da Luana há oito anos, então este é um momento muito gratificante para mim. O grande desafio na elaboração do TCC foi buscar um referencial teórico que oferecesse condições para ela fazer esse trabalho. A Luana sempre teve o acompanhamento de monitoras durante o curso e a atual monitora, Viviane Theodoro teve grande importância nesse momento, ajudando-a para que ela pudesse executar o trabalho brilhantemente", disse Marlene. "O dia em que a Luana entregou o trabalho foi emocionante porque ela é muito dedicada e determinada. E esse é um momento muito importante para nós educadores, que acreditamos que é possível fazer inclusão e que é necessário enfrentar as dificuldades que encontramos no processo de escolarização do deficiente. Essa é uma conquista e a sensação de tarefa cumprida para ela, para a família e para nós também".

Luana recebeu o apoio dos pais, Aparecido Donizetti Barco e Roseli Maurício Barco e de amigos. "Para nós é uma vitória a Luana concluir o curso de Pedagogia. Temos muito orgulho dela", disse Aparecido, que também contou que o desejo da filha agora é alfabetizar aqueles que também têm deficiência visual, auxiliando nas dificuldades que possam ter durante esse processo.

Também estiveram presentes na apresentação alguns dos professores e tutoras que fizeram parte da vida escolar e acadêmica de Luana: Marcia Mazon Rossini, Maria Lucia Ligeri Pereira do Prado, Julia Peccinati, Talita Souza Rodrigues da Cruz, Lariene Piovesan Fatoretto, Claudia Cristina Fiorio Guilherme, Rodrigo Medeiros, Paula Nascimento da Silva Moura, Tuila Teixeira, Viviane Theodoro e a Coordenadora da Avida (Associação para Valorização e Inclusão das Pessoas com Deficiência de Araras), Maura Bury, onde Luana é voluntária atualmente.

Parabéns pela conquista Luana!

A equipe do curso de Pedagogia e a FHO|Uniararas têm muito orgulho de você!

Confira o vídeo da Apresentação de TCC: