Sexta-Feira - 12 de junho de 2015
FHO|Uniararas realiza o 10º Congresso Científico e 7º Congresso Internacional

Mais de 2.700 pessoas prestigiaram o evento, que recebeu o Prof. Marins para palestra de abertura.

No mês de junho a FHO|Uniararas, através da Coordenadoria de Comunidade e Extensão, promoveu a 10ª edição do Congresso Científico - ''Desafios de Viver o Século XXI'' e 7º Congresso Internacional da Instituição. Com uma programação diversificada, que incluiu mais de 147 palestras, oficinas, mesas redondas e minicursos, ministrados por docentes da Instituição e professores convidados, o Congresso proporcionou atualização e difusão do conhecimento para a comunidade acadêmica e para os demais participantes que circularam pela Instituição nos três dias de evento.

Nesta edição, o evento bateu novamente recorde em números. Mais de 2.700 inscritos participaram das atividades propostas na programação, que abrangeu temas da área da saúde, negócios, engenharia, tecnologia, educação e cultura. De acordo com a Profª Ms. Cristina da Cruz Franchini, Coordenadora de Comunidade e Extensão, o Congresso Científico da FHO|Uniararas é uma excelente oportunidade e incentivo para a comunidade acadêmica, que pode submeter trabalhos desenvolvidos a partir de pesquisas de campo, iniciação científica e conclusão de curso para apresentação oral ou na forma de painel. ''O evento é, muitas vezes, a porta de entrada e o primeiro contato do acadêmico com eventos científicos de exposição e apresentação de trabalhos. Por isso, a Instituição preza por orientar e incentivar o máximo de alunos a submeterem suas pesquisas e artigos, ampliando as áreas de conhecimento envolvidas e propiciando novas oportunidades na área acadêmica para o graduando. Além disso, o Congresso possibilita ao acadêmico da Uniararas e dos visitantes o contato com palestrantes de renome nacional e internacional, abordando temas das diversas áreas e propiciando ao acadêmico um enriquecimento de seu curriculum lattes'', comentou a Coordenadora. Este ano, cerca de 150 trabalhos de alunos da FHO|Uniararas e de outras instituições de ensino superior foram aprovados para exposição durante o evento.

PALESTRA DO PROF. MARINS REUNIU CERCA DE 1000 PESSOAS NA SEGUNDA NOITE

Todo ano a programação do Congresso Científico inclui uma palestra de destaque. Em 2014, o navegador brasileiro Amyr Klink dividiu com alunos, professores e admiradores algumas das histórias de suas expedições marítimas e a importância de saber empreender com sucesso na vida pessoal e profissional, destacando os desafios e dificuldades da navegação, paralelos para muitas situações que enfrentamos no dia a dia.

Este ano, a FHO|Uniararas teve a honra de receber, no segundo dia do Congresso, o Prof. Dr. Luiz Almeida Marins Filho com a palestra ''De aprendiz a profissional de sucesso''. Cerca de 1000 pessoas, entre integrantes da comunidade acadêmica, estudantes e funcionários de empresas parceiras da Instituição convidados para o evento, reuniram-se no Ginásio Poliesportivo da Instituição para aprenderem com o professor, conhecido por suas participações como palestrante em eventos renomados, em programas de televisão, e por seus 28 livros publicados nas áreas da antropologia, administração, motivação, liderança e empreendedorismo.

Com formação em antropologia, história, direito, ciência política, planejamento, marketing, e macroeconomia, o Prof. Marins iniciou a palestra com uma análise do país e de seu potencial; falou sobre a crise e sua capacidade de filtrar somente aqueles que são bons; sobre a falta de mão de obra qualificada no mercado, problema enfrentado por países no mundo inteiro; e a importância de acreditarmos em nosso potencial e nos motivarmos diariamente em busca dos nossos objetivos.

Em outro momento, o professor também aproveitou para reforçar a importância da continuidade aos estudos. ''Essa é uma corrida sem linha de chegada'', disse ele, e lembrou que ''gênios e pessoas criativas têm um estoque na memória, por isso é preciso encher sempre nossas ''prateleiras'' com informação e não pararmos de aprender nunca''.