Sexta-Feira - 09 de outubro de 2015
Alunos do curso de Biologia participam de viagem de campo ao Pantanal

No mês de julho, vinte alunos do curso de Ciências Biológicas da FHO|Uniararas, acompanhados dos professores Cintya Christofoletti, Daiane Carreira e Acácio Pigoso, participaram de uma viagem de campo ao Pantanal, no Mato Grosso do Sul.

O grupo embarcou para Campo Grande no aeroporto de Viracopos e de lá seguiu direto para a região de Nhecolândia, onde permaneceram alojados. A região fica praticamente no centro do Pantanal e é, sem sobra de dúvida, uma das mais bonitas sub-regiões pantaneiras.

Os alunos realizaram diversas atividades, como trekking em meio a áreas alagadas; focagem de animais em barco pelo Rio Miranda e o Rio Paraguai; safari diurno e noturno para observação da fauna local e cavalgadas e pescarias que sempre se encerravam ao anoitecer, "ao redor de uma fogueira que os pantaneiros tão gentilmente preparavam para conversar com todos sobre suas experiências nessa região de riquíssima biodiversidade", contou a professora Daiane.

Em relação à fauna, o Pantanal pode ser considerado "o paraíso dos biólogos", já que a presença de animais é constante durante todo o dia. Entre as espécies mais avistadas estão os tuiuiús (ave símbolo do Pantanal), araras (azul e vermelha), tucanos, bugios, quatis, capivaras, jacarés, ariranha, queixadas e vestígios da tão prestigiada e ameaçada onça-pintada. Com certeza, uma viagem que marcará para sempre o coração desses futuros biólogos.