Quinta-Feira - 03 de setembro de 2015
Prof. Rogério Cardoso apresenta novos trabalhos na 67ª Reunião da SBPC e no XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

"Enquanto descanso, carrego pedra". Este conhecido provérbio foi a inspiração usada pelo Prof. Ms. Rogério Cardoso, Coordenador do curso de Sistemas de Informação, durante o mês de julho.

Ele participou da 67ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), onde apresentou dois trabalhos: o primeiro, em coautoria com a Profª. Pâmela Piovesan, trata dos resultados de trabalho realizado durante as disciplinas no curso de Sistemas de Informação sobre o "Perfil dos TCC de Cursos de Bacharelado na área de Computação: Pesquisa Bibliométrica 2010 a 2014". O segundo trabalho apresentou resultados de um Projeto Interdisciplinar (PI), também do curso de SI, realizado pelo grupo All Safe, de autoria dos alunos Hércules Ascenço Ferreira, Gabriel Ragazoni Manara, Caio Siqueira de Oliveira e Matheus Garcia Rocha, do 3º ano, intitulado "Automação de Iluminação Pública".

Depois, Prof. Rogério participou do XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), quando apresentou o trabalho "Sistematização da elaboração da matriz curricular de um curso de Sistemas de Informação: a metodologia dos perfis" no 23º WEI - Workshop sobre Educação em Computação, o evento mais importante sobre o ensino de computação no país. Este trabalho relata o modo de como a matriz do curso de Sistemas de Informação da FHO|Uniararas foi projetada.

O professor também concluiu a versão final do artigo aprovado para ser apresentado na X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO 2015), em outubro. Este artigo é uma "Revisão Sistemática de Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Computação", resultado de pesquisas de seu doutorado e da Iniciação Científica (IC) do aluno do terceiro ano, Otávio Ventura dos Santos.

Para finalizar, em julho ainda realizou a submissão de outros dois artigos, que foram produzidos em conjunto com o prof. Sérgio Luis Antonello. Para sua felicidade, ambos foram aceitos para o I Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg / 2015), parte do CBIE & LACLO 2015. - site: "Interdisciplinaridade, programação visual e robótica educacional: relato de experiência sobre o ensino inicial de programação", que relata a experiência dos autores junto aos alunos ingressantes do curso de SI e "Olimpíada de Raciocínio Lógico: relatos de uma competição para alunos ingressantes em curso de nível superior", que relata e apresenta dados deste evento, criado em 2011 pelo curso de Sistemas de Informação e neste teve a participação dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia da FHO Uniararas.

Detalhes da edição de 2015 da competição podem ser vistos em: link