Segunda-Feira - 29 de junho de 2015
Unesp Rio Claro oferece Seminário gratuito sobre Multifuncionalidade da Paisagem, Recursos Naturais e Governança em Moçambique

Nos dias 23 e 24 de julho, das 8h às 12h30, acontece o Seminário "Multifuncionalidade da Paisagem, Recursos Naturais e Governança em Moçambique", na Unesp Rio Claro. O evento acontecerá no Anfiteatro do Departamento de Geografia, IGCE-UNESP, Av. 24-A, 1515, Bairro Bela Vista.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na Secretaria do Departamento de Geografia, IGCE-Unesp, de 21 a 23 de julho, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Será conferido certificado aos participantes que tiverem frequência mínima de 70%.

Sobre o evento

O evento vincula-se diretamente às atividades do Grupo de Pesquisa CNPq "Paisagens Multifuncionais: Gestão, Proteção, Sustentabilidade, Resiliência, Riscos" e tem como objetivo propiciar uma melhor articulação entre os cursos de graduação e pós-graduação, além de congregar outros interessados na temática, considerada a atualidade dos temas propostos e o raio de abrangência e de suas implicações técnico-científicas, socioeconômicas e culturais. Também pretende o intercâmbio de experiências sobre a temática entre o público interessado.

Instituições envolvidas

• Depto. de Geografia, Laboratório de Interpretação e Valoração Ambiental, IGCE-UNESP - (site)

• Instituto Florestal de SP - (site);

• Mashav São Paulo_Sul-Sudeste que congrega Ex-Bolsistas do Programa de Cooperação Técnica Internacional do Ministério de Relações Exteriores de Israel.

Confira a programação:

23 DE JULHO

• 8h: "A relevância da discussão da multifuncionalidade e multidimensionalidade das paisagens"
Profa. Dra. Solange T. de Lima Guimarães, Depto. de Geografia, IGCE-UNESP, Rio Claro.

• 9h30: "Exploração mineira em Moçambique e suas implicações socioecológicas sobre as comunidades de Cateme em Moatize"
Prof. Ms. Joaquim Notice, Depto. de Ciências Sociais da Universidade Pedagógica, Delegação da Beira, na Cidade da Beira, província de Sofala.

• 10h45 - 11h: Intervalo

• 11h - 12h30: espaço para discussões

24 DE JULHO

• 8h: "A gestão comunitária dos recursos naturais e a sua relação com o desenvolvimento sustentável: alguns exemplos de sucesso e fracasso na África Austral"
Prof. Ms. Sabil Mandala, Depto. de Geografia da Universidade Pedagógica, na cidade de Maputo, província de Maputo.

• 9h30: "Recursos Florestais e Desenvolvimento: estudo de caso do Distrito de Namacurra, Província da Zambézia- Moçambique"
Prof. Ms. Ringo Benjamim Victor, Depto. de Ciências Sociais da Universidade Pedagógica, Delegação de Tete, na província de Tete.

• 10h45 - 11h: intervalo

• 11h - 12h: Reflexões