Quinta-Feira - 18 de junho de 2015
Alunos do Projeto Fauna participam de palestras sobre métodos de estudos com aves, anfíbios e répteis

Os alunos do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ecologia e Conservação (GEPEC) do Projeto Fauna, receberam nas três últimas semanas duas biólogas que ministraram palestras sobre métodos de amostragem para fauna. Ana Beatriz Navarro, da Esalq-USP, abordou as principais metodologias utilizadas para amostrar aves, destacando a importância delas como dispersoras de sementes e propágulos em áreas reflorestadas e fragmentos florestais.

Já a doutoranda Carolina Ortiz, também da Esalq-USP, falou da importância ecológica da herpetofauna (anfíbios e répteis), distribuição espacial, principais famílias encontradas na Mata Atlântica, ameaças que sofrem atualmente e métodos para amostrar a comunidade de anfíbios e répteis.

As palestras ocorridas ao longo do semestre serviram para capacitar os alunos do projeto Fauna na utilização e interpretação dos principais métodos de amostragem da fauna de vertebrados, com foco nos grupos dos mamíferos, aves, répteis e anfíbios.

No segundo semestre, os alunos iniciarão as campanhas de coleta e amostragem da fauna de vertebrados, presente no campus da FHO|UNIARARAS, a fim de contribuir com dados e informações ambientais para futuros projetos e de divulgar para a comunidade acadêmica e ararense informações sobre as espécies que frequentam a área do campus, ressaltando a importância ecológica que o campus mantém por meio de suas áreas verdes.