Sexta-Feira - 15 de maio de 2015
Dr. Hermínio Ometto recebe homenagem na Revista STAB

O artigo "Um Sonho de Hermínio Ometto", publicado na Revista STAB - Sociedade dos Técnicos Açucareiros Alcooleiros do Brasil, é de autoria de Dr. Sizuo Matsuoka, engenheiro agrônomo e membro do Conselho de Curadores da FHO|Uniararas. Nele, o autor relembra a época em que Hermínio Ometto, enquanto prefeito de Araras, adquiriu a Fazenda Santa Escolástica em nome do Instituto do Açúcar e do Álcool - IAA, ação que resultaria na criação de uma escola agrotécnica para ensinar aos jovens a lidar com a cana-de-açúcar.

Futuramente o material virá a fazer parte de uma publicação sobre a participação de Matsuoka na história da cana-de-açúcar do país. "Em 1973 vim morar em Araras para trabalhar na Estação Experimental que resultou do empreendorismo de Hermínio Ometto e lá atuei por 30 anos, razão porque tenho um apreço especial por aquela fazenda. Devido à minha atuação como pesquisador de cana-de-açúcar por todo aquele tempo (e ainda até hoje), período que teve muita importância para a agroindústria canavieira do país, especialmente porque coincidiu com o Proálcool, tenho como projeto escrever um livro sobre a minha participação nessa história, mas do ponto de vista técnico. O texto-homenagem a Hermínio Ometto fará parte desse livro. Até que ele saia, decidi publicar o texto", explica Matsuoka.

Recentemente, o Conselheiro e sua esposa, Sra. Dejanira Ferreira Matsuoka, reuniram-se com a Presidente do Conselho Superior da FHO, Dra. Duse Ruegger Ometto para apresentação do material.

Leia o artigo na íntegra aqui (pág. 55 a 57).