Terça-Feira - 12 de maio de 2015
Curso de Enfermagem inaugura Laboratório de Simulação Realística

Aulas práticas terão um dos melhores simuladores do mundo e o primeiro a ser usado em um curso de Enfermagem da região

Alunos do curso de Enfermagem da FHO|Uniararas começarão novas aulas práticas, a partir deste mês, no Laboratório de Simulação Realística recém-construído pela Instituição, investimento que irá agregar mais conteúdo e experiência à formação profissional dos universitários. Alunos de Fisioterapia e dos cursos de Pós-graduação na área da Enfermagem também farão uso do laboratório em suas aulas.

No ambiente, com a configuração de um leito hospitalar, serão realizadas atividades práticas supervisionadas pelos professores com o auxílio do boneco Nursing Anne, da Laerdal - conhecida como a melhor marca de simuladores na área da saúde do mundo. Utilizado pelas forças armadas, centros de emergência, hospitais e faculdades de medicina, o boneco realiza simulações realistas e emite sinais e sintomas como os de um paciente, consistindo em um dos meios mais modernos de ensinar - em sala de aula - as habilidades centrais de supervisão de vias áreas, respiratória, cardíaca e circulatória.

Essa é a primeira vez que um simulador como este será usado em um curso de graduação da região, ampliando os conhecimentos práticos do aluno antes de sua atuação em campo e o deixando muito mais seguro para os procedimentos necessários em um ambiente hospitalar. Recentemente, os professores Antonio Francisco Peripato Filho, Daniella Rosaly Leite, Irani Aparecida Dalla Costa Paes, Dulce Aparecida Siviero Franco, Natanaellin Eydiane da Silva e Gisele e as coordenadoras dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, Profª Maria Giovana Borges Saidel e Profª Cristina Veloso, reuniram-se com a enfermeira e representante da Laerdal, Giuditta Odoni para o primeiro encontro de capacitação do simulador.

De acordo com a Coordenadora do curso de Enfermagem, o uso da simulação realística nas aulas dará o feedback que o aluno deseja. "O boneco é muito completo e simula todas as situações de uma unidade de terapia intensiva, permitindo que o professor crie cenários em que o aluno deverá agir corretamente", explica. O projeto - um investimento calculado em aproximadamente R$100 mil - oferecerá aos alunos a oportunidade de trabalharem com situações comuns da profissão, ampliando significativamente a qualidade do ensino já aplicado pela Instituição e o preparo dos estudantes para o mercado de trabalho. "Lutamos muito no curso de Enfermagem da FHO|Uniararas pela humanização do atendimento. No Laboratório o professor poderá avaliar como o aluno lida com as situações e qual a tomada de decisões dele frente àquele problema, desde a humanização do atendimento, gerenciamento de cuidados, gestão de pessoas e motivação", completa a coordenadora do curso.