Sexta-Feira - 24 de abril de 2015
Projeto Capivaras busca conscientizar a comunidade sobre os riscos do contato com o animal

Desenvolvido pelos alunos do Curso de Biologia que frequentam o GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Ecologia e Conservação da FHO|Uniararas, o "Projeto Capivaras" - sob coordenação da Profª Daiane Carreira - é dividido em duas etapas. A primeira delas, concluída no último mês, teve como objetivo diagnosticar e monitorar as populações de capivaras (Hydrochoerus hydrocaeris) que frequentam o campus da FHO|Uniararas, especialmente na região do córrego Andrezinho.

Na segunda etapa, iniciada recentemente pelos alunos que fazem parte do grupo de estudo, o objetivo é sensibilizar e conscientizar a comunidade acadêmica da Instituição e os alunos das escolas do Ensino Fundamental de Araras e região sobre os possíveis riscos gerados pelo contato com as capivaras, como os atropelamentos recorrentes em rodovias, principalmente aquelas margeadas por fragmentos de florestas e rios. Além dos atropelamentos, o cuidado deve-se também ao risco de transmissão da febre maculosa, doença causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que contamina os carrapatos-estrelas (principalmente o Amblyomma cajennense e o Amblyomma aureolatum), parasitas das capivaras.

Durante este período, os alunos irão trabalhar com arte (música, teatro, fantoches, cartilhas didáticas e documentários) como forma de conscientizar a comunidade sobre os problemas ambientais e a importância da conservação de ecossistemas saudáveis.

Saiba mais sobre o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ecologia e Conservação em link