Segunda-Feira - 23 de fevereiro de 2015
V Olimpíada de Raciocínio Lógico reúne calouros dos cursos de Sistemas de Informação, Administração, Ciências Contábeis e Economia

No último dia 10, alunos ingressantes dos cursos de Sistemas de Informação, Administração, Ciências Contábeis e Economia participaram da Olimpíada do Raciocínio Lógico, evento inserido há cinco anos na programação de recepção aos calouros da FHO|Uniararas.

A intenção do projeto, idealizado em 2011 pelos professores Rogério Cardoso e Sérgio Luis Antonello, é promover uma competição saudável entre os alunos, visando a resolução de problemas de raciocínio lógico, muito importantes para profissionais de qualquer área do conhecimento. A competição foi inspirada na Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e tem como principal objetivo integrar os alunos por meio de uma divertida e saudável brincadeira.

Este ano a organização da prova adotou uma nova regra, exigindo que os times fossem formados por alunos de diferentes cursos e aumentando ainda mais o espírito de integração entre os calouros. O evento contou com a participação de 168 alunos divididos em 56 equipes que tentaram resolver, durante 90 minutos, dez problemas de lógica. Ao final da prova, os cinco primeiros times receberam medalhas de ouro (1º lugar); prata (2º e 3º lugar) e bronze (4º e 5º lugar), além de um livro de cortesia da Editora Atlas para cada aluno.

Ao final, a pesquisa de satisfação sobre o evento revelou que 42% dos participantes achou o encontro ótimo; 52% bom; 5% regular e apenas 2 alunos (1%) acharam ruim. Quanto ao grau de dificuldade, oito alunos (5%) acharam a prova fácil; 33% médio; 54% difícil e 8% muito difícil. Alguns dos comentários destacados foram:

- "Muito legal esse tipo de evento. Seria interessante haver mais" (aluno(a) de Sistemas de Informação)

- "Muito interessante. Grande interação e trabalho em equipe" (aluno(a) de Contábeis)

- "Interessante, pois foi um meio de conhecer melhor nossos colegas" (aluno(a) de Administração)

- "Foi muito gratificante chegar em casa e apresentar uma medalha aos meus pais já no segundo dia de aula" (aluno de Sistemas de Informação)

V OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO LÓGICO

Quadro de Medalhas

* Medalha de Ouro

1º lugar - Equipe 47
Jaqueline Rocha dos Santos (Administração)
Matheus Eduardo Dametto Silva (Ciências Econômicas)
William Cesar Soares de Camargo (Sistemas de Informação)