Quarta-Feira - 26 de novembro de 2014
Alunas da FHO|Uniararas são premiadas durante o XIV Congresso de Biomedicina

Na sexta-feira, dia 21, aconteceu a entrega do Prêmio ABBM, destinado aos três melhores trabalhos apresentados durante o XIV Congresso Brasileiro de Biomedicina, com vistas a melhoria técnica e inovações em saúde.

A aluna do 4º ano de Biomedicina da FHO|Uniararas, Gabriela Queila de Carvalho foi classificada em 1º lugar com o trabalho "Polimorfismos de Base Única (SNPS) como Marcadores da Surdez Não Sindrômica", escrito em coautoria com os alunos Gabriela Queila de Carvalho (aluna de iniciação científica do curso de Biomedicina da FHO|Uniararas); Flávia Marcorim de Oliveira (aluna da iniciação científica do curso de Biologia da FHO|Uniararas) Ana Paula Grillo (aluna do mestrado em Ciências Biomédicas da FHO|Uniararas) e Edi Lúcia Sartorato (UNICAMP), sob orientação da docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas da FHO|Uniararas, Profª Dra. Camila Andréa de Oliveira.

O 2º lugar da premiação ficou com a ex-aluna do curso de Biomedicina da FHO|Uniararas, graduada em 2013, e atual bolsista da FAPESP de Treinamento Técnico 3, Caroline Torricelli, que se classificou com o trabalho "A Expressão do Gene Dream como Ferramenta Auxiliar no Diagnóstico de Nódulos Tireoidianos". O projeto foi escrito em coautoria com Fernando de Assis Batista (aluno de mestrado em Clínica Médica pela FCM-Unicamp); Marjory Alana Marcello (aluna de doutorado em Clínica Médica pela FCM-Unicamp); Mariana Bonjiorno Martins (aluna de doutorado em Clínica Médica pela FCM-Unicamp); Karina Colombera Peres (biomédica formada pela UNIP em 2014 e ex-bolsista da FAPESP de Treinamento Técnico 1); Lígia Vera Montalli da Assumpção (médica endocrinologista formada pela UNICAMP e doutora em Ciências Médicas pela UNICAMP); e Márcio José da Silva (biólogo e biomédico formado pela UNICAMP com mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela UNICAMP). O trabalho foi orientado pela Profª Dra. Laura Sterian Ward (médica endocrinologista formada pela UNIFESP com mestrado e doutorado em Clínica Médica - Endocrinologia Clínica, pela UNIFESP e pós-doutorado em Genética Molecular com ênfase em Câncer na University of Cincinatti, USA).

O terceiro lugar foi atribuído ao trabalho "Susceptibility and Characterization of Adhesion and Biofilm in Artificial Saliva of Yeasts Isolated from Patients with Chronic Renal Failure Undergoing Hemodialysis", da estudante Paula Assis Queiroz.

As três colocadas foram premiadas com o Certificado de Melhor Trabalho do XIV Congresso Brasileiro de Biomedicina, além de prêmio em dinheiro, e serão convidadas a publicar seus artigos na íntegra em periódico científico.