Quarta-Feira - 26 de novembro de 2014
FHO|Uniararas recebe o XIV Congresso Brasileiro de Biomedicina e II Congresso Internacional de Biomedicina

Entre os dias 18 e 21 de novembro, biomédicos e demais profissionais de saúde reuniram-se no XIV Congresso Brasileiro de Biomedicina e II Congresso Internacional de Biomedicina, sediado, pela primeira vez, na FHO|Uniararas. O evento foi realizado pelo Conselho Regional de Biomedicina - 1ª região, Conselho Federal de Biomedicina e Associação Brasileira de Biomedicina. A escolha da Instituição para receber este importante Congresso foi uma homenagem por sua participação ativa no processo de regulamentação da profissão do biomédico e pelos 40 anos do curso de Biomedicina, primeiro a ser oferecido pela FHO|Uniararas, juntamente com o curso de Biologia, em 1975.

O Congresso possibilitou o encontro e a união entre suas entidades reguladoras, além de permitir que biomédicos brasileiros e estrangeiros tivessem contato com as novidades da profissão e conhecimentos a nível científico e cultural oferecidos pela programação.

As movimentações para o evento tiveram início em agosto, quando a FHO|Uniararas recebeu a Palestra Pré Congresso realizada pelo Dr. Roberto Martins Figueiredo - o Dr. Bactéria em seu ginásio. Mais de mil pessoas compareceram ao evento e aprenderam com as questões do cotidiano relacionadas à saúde pública e higiene, esclarecidas com humor pelo biomédico.

Abertura

No dia 18 de novembro a sessão solene de abertura do XIV Congresso de Biomedicina levou alunos, professores e biomédicos participantes do Congresso ao Sayão Futebol Clube. Na ocasião foi realizada homenagem às autoridades presentes e ao Biomédico do Ano, conforme indicação das entidades biomédicas do país.

Entre as autoridades e convidados que compuseram a mesa estiveram o Reitor da Instituição, Prof. Dr. José Antonio Mendes; o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Olavo Raymundo Jr.; O Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Dr. Marcelo Augusto Marretto Esquisatto; a Coordenadora de Comunidade e Extensão, Profª Ms. Cristina da Cruz Franchini; o Coordenador do curso de Biomedicina, Prof. Ms. Carlos Roberto Escrivão Grignoli; o Presidente do Conselho Regional de Biomedicina - 1ª Região e do Congresso, Dr. Dácio Eduardo Leandro Campos; o Prefeito de Araras, Dr. Nelson Dimas Brambilla; Dr. Roberto Figueiredo - o Dr. Bactéria; o Presidente do Conselho Federal de Biomedicina, Dr. Silvio José Cecchi e o Conselheiro da Câmara de Educação do Conselho Nacional de Educação, Prof. Dr. Paulo M.V.B. Barone.

Programação Mais de 1300 pessoas estiveram envolvidas na realização e participação do Congresso, movimentando a cidade durante este período. Com uma programação diversificada que incluiu mais de 150 palestras e cursos em praticamente todas as áreas de atuação do biomédico nas habilitações regulamentadas, o evento ofereceu muitas oportunidades de atualização e conhecimento para todos os envolvidos.

Além de profissionais e estudantes de todos os estados brasileiros, o XIV Congresso de Biomedicina contou também com a presença de Tecnólogos Médicos do Chile, entre outros países das américas, que farão a reunião da diretoria da Associação Pan-Americana de Tecnólogos Médicos no Brasil, além de terem ministrado palestras e cursos do Congresso.

Entre as mesas redondas realizadas com delegados, associações e o Conselho Federal de Biomedicina, a programação também incluiu o I Fórum de Professores e Coordenadores de Cursos de Biomedicina, que envolveu docentes, gestores, alunos e pesquisadores biomédicos em discussões e compartilhamento de metodologias e aprendizagem, entre outros tópicos. Estiveram presentes, entre esses nomes, avaliadores do INEP/MEC, o Presidente do Conselho Federal de Biomedicina e coordenadores de cursos de instituições tradicionais.

Confira todas as fotos no Facebook da FHO|Uniararas:

- Abertura - http://goo.gl/AXSmIj

- Congresso - http://goo.gl/UEJ1rJ

A FHO|Uniararas agradece a todos que trabalharam na organização e na realização do XIV Congresso Brasileiro de Biomedicina e os que nos visitaram durante o evento.

Crédito das fotos: Rodrigo Poncio