Quinta-Feira - 13 de novembro de 2014
Campanha para cadastro de doadores de medula óssea acontece nessa sexta, na FHO|Uniararas

A FHO|Uniararas em parceria com o Hemocentro da UNICAMP realizará nessa sexta-feira, dia 14, a Campanha: Seja um Doador de Medula Óssea. Os cadastramentos serão feitos na Clínica de Fisioterapia da Instituição, localizada à Avenida Dr. Maximiliando Baruto, nº 500 - Jardim Universitário, das 18h às 22h.

A iniciativa faz parte da disciplina de Políticas Públicas de Saúde Geral, ministrada pela Profª Ms. Mônica Ferreira da Silva, do curso de Psicologia, e envolverá alunos dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia da Instituição que atuarão com a equipe da UNICAMP durante a campanha.

O transplante de medula óssea é a esperança de cura para pacientes com doenças que afetam as células do sangue como leucemias, anemia, aplasia e linfomas, mas é necessária a compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor para o sucesso do procedimento. Por isso, são organizados bancos de doadores de medula óssea, cuja função é cadastrar voluntários dispostos a doar. Este cadastramento acontecerá pela primeira vez na FHO|Uniararas através da parceria das duas Instituições.

Na ocasião será coletada uma amostra de sangue de aproximadamente 10 ml, que será tipada em teste de laboratório que identifica as características genéticas do doador. O resultado do exame e os dados pessoais dos voluntários serão incluídos no Redome - Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, situado no Rio de Janeiro.

Os interessados precisam atender aos seguintes requisitos:

- Ter entre 18 e 55 anos;
- Estar em bom estado geral de saúde;
- Não ter doença infecciosa ou incapacitante.

Além disso, é obrigatório que o doador apresente RG ou documento oficial com foto para o preenchimento de ficha cadastral.

Campanha: Seja um doador de Medula Óssea

Local: Clínica de Fisioterapia da FHO|Uniararas (Av. Dr. Maximiliano Baruto, nº500, Jd. Universitário - Araras / SP)

Data: Sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Horário: das 18h às 22h