A FHO|Uniararas tem o prazer de receber nessa sexta-feira, dia 14 de novembro, a palestra ''O câncer infanto-juvenil: uma experiência profissional em centro de referência para tratamento - Hospital do Câncer de Barretos'', ministrada por Leticia Rodrigues Cardoso, fisioterapeuta da UTI Pediátrica do Hospital de Câncer Infanto-Juvenil de Barretos-SP, Mestre em Ciências da Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Câncer de Barretos-SP, pós-graduada em Fisioterapia Oncológica pela UNICSUL, Neuropediatria pela UFSCAR e Pediatria e Neonatologia pela FAMERP.
O evento acontecerá das 8h às 10h e as inscrições já podem ser feitas através do site. Organizado pelo Curso de Fisioterapia em parceria com a Coordenadoria de Comunidade e Extensão, é extensivo à comunidade acadêmica da Instituição. O valor da taxa de inscrição é de R$10.
Campanha para cadastro de doares de medula óssea acontece à noite, na Clínica de Fisioterapia
Ainda na sexta-feira, dia 14, será realizada a Campanha: Seja um Doador de Medula Óssea, em parceria com o Hemocentro da UNICAMP. Os cadastramentos serão feitos na Clínica de Fisioterapia da FHO|Uniararas, das 18h às 22h.
A iniciativa faz parte da disciplina de Políticas Públicas de Saúde Geral, ministrada pela Profª Ms. Mônica Ferreira da Silva, do curso de Psicologia, e envolverá alunos dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia da Instituição, que atuarão com a equipe da UNICAMP durante a campanha.
O transplante de medula óssea é a esperança de cura para pacientes com doenças que afetam as células do sangue como leucemias, anemia, aplasia e linfomas, mas é necessária a compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor para o sucesso do procedimento. Por isso, são organizados bancos de doadores de medula óssea, cuja função é cadastrar voluntários dispostos a doar. Este cadastramento acontecerá pela primeira vez na FHO|Uniararas através da parceria das duas Instituições.
Na ocasião será coletada uma amostra de sangue de aproximadamente 10 ml, que será tipada em teste de laboratório que identifica as características genéticas do doador. O resultado do exame e os dados pessoais dos voluntários serão incluídos no Redome - Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, situado no Rio de Janeiro.
Os interessados precisam atender aos seguintes requisitos:
- Ter entre 18 e 55 anos;
- Estar em bom estado geral de saúde;
- Não ter doença infecciosa ou incapacitante.
Além disso, é obrigatório que o doador apresente RG ou documento oficial com foto para o preenchimento de ficha cadastral.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339