Segunda-Feira - 10 de novembro de 2014
Prof. Carlos Roberto de Moraes participa do 7º Encontro Luso Brasileiro de História da Matemática

O Coordenador do Núcleo Comum dos cursos de Engenharia, Prof. Dr. Carlos Roberto de Moraes, esteve no 7º Encontro Luso Brasileiro de História da Matemática, na cidade de Óbidos, em Portugal. Realizado entre os dias 15 e 19 de outubro, o evento foi organizado pela Sociedade Portuguesa de Matemática e Sociedade Brasileira de História da Matemática.

Durante sua participação, o professor apresentou o trabalho "Algumas considerações sobre os primeiros livros de lógica moderna", no qual abordou três obras que foram relevantes na história da lógica no Brasil: As Ideias Fundamentais da Matemática, de Manuel Amoroso Costa, publicada em 1929; Elementos de Lógica Matemática, de Vicente Ferreira da Silva, publicada em 1940 e O Sentido da Nova Lógica, de Willian Van Orman Quine. As obras fazem parte do início das publicações nessa área do conhecimento e, acredita-se, influenciaram o desenvolvimento dessa importante linha de pesquisa no Brasil.