Quinta-Feira - 23 de outubro de 2014
V Workshop de Pedagogia homenageia educadores e propõe a disseminação de práticas pedagógicas diferenciadas

No último dia 15, alunos e docentes do curso de Pedagogia da FHO|Uniararas se reuniram para celebrar o dia do professor e participar da abertura da quinta edição do Workshop de Pedagogia, evento científico anual voltado à educação. Sob o tema "Práticas Pedagógicas Diferenciadas", o encontro teve como objetivo promover uma experimentação reflexiva que favoreça a formação e profissionalização docente, valorizando saberes e discutindo práticas diferenciadas que ampliem a aprendizagem.

Estiveram presentes na abertura o Reitor da Instituição, Prof. Dr. José Antonio Mendes, o Prof. Dr. Olavo Raymundo Jr, Pró-Reitor de Graduação e a Profª Dra. Aneridis Ap. Monteiro, Coordenadora do curso de Pedagogia. Em seguida, a primeira palestra da noite: "Escola da Ponte sob diversos olhares: alunos, pais e educadores", ministrada pela Prof Maria de Fátima Duarte dos Santos de Almeida Pacheco, abordou a experiência da professora como uma das fundadoras da Escola da Ponte (Portugal), a história da instituição e seus métodos de ensino-aprendizagem.

Na ocasião, aconteceu também o lançamento dos livros dos professores da Pedagogia, Prof. Dr. Fábio Eduardo Cressoni e Prof. Dr. Edvaldo Ribeiro Oliveira. Mais tarde, foi a vez da apresentação do Circuito do Violão, associação de violonistas que tem como objetivo divulgar o instrumento na região com atividades culturais diversas e concertos.

No segundo dia do Workshop, alunos e professores participaram de diferentes oficinas: "Brinquedo Cantado: Musicalização Infantil - Jogos Práticas e Vivências Pedagógico Musicais para a Sala de aula", ministrado pela Profa. Ms. Sandra Lima e "O Lúdico como ferramenta pedagógica", ministrado pela Profa. Esp. Regiane da Costa Menezes. Para encerrar a programação, a Mesa Redonda: "A Educação Infantil: Práticas diferenciadas no Colégio Koelle" - que contou com a participação das professoras Alexandra Roberta Rodrigues Carnevale, Gabriela Distefano, Gilberta Teixeira Vassoler, Lia Mara Callegari Marques, Renata Luizzi, Suelen Maria Ritter e Vanessa Aparecida Socoloviski, detalhou princípios e métodos desta instituição de ensino situada em Rio Claro, interior de São Paulo; com mediação da Profª Dra. Cláudia Cristina Fiorio Guilherme.

Confira a galeria de fotos do evento: