Terça-Feira - 21 de outubro de 2014
Aluno do curso de Farmácia, Edvaldo da Costa, apresenta trabalhos no XXVI Congresso Brasileiro de Anatomia

A FHO|Uniararas esteve representada no XXVI Congresso Brasileiro de Anatomia e II Encontro de Ligas Estudantis de Morfologia, realizado no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba.

No evento, Edvaldo da Costa, biólogo, graduando em Farmácia e Técnico responsável pelo Laboratório de Anatomia Humana da FHO|Uniararas, apresentou o trabalho Preparação e Montagem Osteológica de um exemplar de Sotalia guianensis (van Bénéden, 1864) (CETACEA, DELPHINIDAE), escrito em co-autoria com Renato Luís Bertin e os docentes da Instituição, André Hebling, Cristina Capucho e Julio Valentin Betioli. O trabalho teve como objetivo descrever toda a preparação e montagem de um esqueleto de S.guianensis (Golfinho) e sua importância como ferramenta de cunho didático em aulas práticas e em projetos de educação ambiental.

Ainda no Congresso, foi exposto também o Estudo Comparado das Estruturas Anatômicas da Coluna Vertebral de Rana catesbeiana, Sotalia guianensis e Homo sapiens, trabalho escrito por Costa em co-autoria com os professores André Hebling e Valdenilson José Zorél. "O objetivo do trabalho foi realizar análises comparadas da coluna vertebral em R.catesbeiana (Rã Touro), H.sapiens (Humano), e S.guianensis (Golfinho), utilizando-se de parâmetros morfométricos e morfológicos, para designar a melhor compreensão sobre seu comportamento atribuído às adaptações que sofreram para viver no meio em que a espécie habita atualmente", explicou Costa.

Segundo o estudante, a participação no Congresso foi de grande importância para seu futuro profissional. "Pude aprimorar e compartilhar meus conhecimentos no campo da morfologia e poderei aplicá-los em minha rotina de trabalho aqui na Instituição", comentou.

O Congresso contou ainda com a presença de ilustres pesquisadores de renome a nível nacional e internacional, e apresentou a fantástica exposição "BODY WORLDS", do anatomista alemão Gunther Von Hagens, criador da Técnica de Plastinação.

Sb