Quarta-Feira - 10 de setembro de 2014
Alunos do Curso de Engenharia participam da Competição Baja SAE Brasil - Etapa Sudeste, em Belo Horizonte

No último fim de semana, a Equipe FHO-Baja viajou até Belo Horizonte (MG) para representar nossa Instituição na Competição Baja SAE Brasil - Etapa Sudeste, evento de proporção nacional que aconteceu no Campo de Provas da CNH, Distrito Industrial de Sarzedo, com a participação de 30 equipes de 29 instituições de ensino superior de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Criada em 2009 como uma iniciativa conjunta entre a Coordenadoria e alunos dos cursos de Engenharia da FHO|Uniararas, a FHO-Baja participa anualmente, desde então, de competições nacionais e regionais da categoria. Fazem parte da equipe enviada, 10 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção - entre eles o Capitão, Bruno Coelho Silva, aluno do curso de Engenharia de Produção responsável pelo gerenciamento e organização do Projeto -, acompanhados de Carlos Ferri, colaborador e orientador do grupo.

Durante a Competição, as equipes submeteram os carros a provas estáticas e dinâmicas de segurança e motor, aceleração, tração, desempenho de dirigibilidade e enduro, supervisionados por juízes engenheiros da indústria da mobilidade. Apesar de contarmos com um veículo de forte sistemática e com superações tecnológicas, um incidente comprometeu o resultado da equipe no evento, o que não excluiu todo o trabalho realizado anteriormente para as provas. "Independente dos resultados na competição, nossa equipe já foi vencedora, uma vez que superou inúmeras adversidades e soube trabalhar com unicidade de objetivo no desenvolvimento e pesquisa junto aos professores orientadores do projeto, experiência que sem dúvida acompanhará os membros da equipe para o resto de sua vida profissional como engenheiros egressos da FHO|Uniararas", comentou o Prof. Ms. William Douglas Paes Coelho, coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção.

De acordo com William, nesse projeto foram desenvolvidos pelos próprios alunos do curso, nos laboratórios e oficinas do Núcleo de Engenharia, os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o chassi do carro, o que representa um diferencial na formação de todos eles. "Esta forma de trabalho prático e em equipe é um importante diferencial que o aluno desenvolverá ainda como estudante. Habilidades como o "aprender a aprender", "aprender a conhecer", "aprender a conviver" e "aprender a fazer", desenvolvidas a partir deste tipo de atividade extra sala de aula o colocarão à frente de concorrentes no futuro", explicou o professor.

Quarta-feira