2018
Objetivos gerais: Permitir que o(a) aluno(a) visitante conheça a estrutura e rotina do laboratório de Anatomia; Iniciar o contato do(a) aluno(a) com a rotina de estudos no laboratório de Anatomia através da introdução do conhecimento referente: aos fundamentos básicos para o estudo de Anatomia Humana; ao reconhecimento das estruturas de acordo com a terminologia anatômica internacional; à anatomia dos sistemas (esquelético, articular, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital masculino e feminino) e correlacioná-los com exemplos de aplicação na prática da área da Saúde. Despertar no(a) aluno(a) visitante o interesse em cursar graduação na FHO. Objetivos específicos: Permitir o(a) aluno(a) visitante a visualização de peças anatômicas cadavéricas e sintéticas, bem como das formas de conservação e armazenamento do material cadavérico. Fornecer informações básicas aos alunos de modo que sejam capazes de identificar e diferenciar os órgãos pertencentes a cada sistema orgânico; Esclarecer dúvidas pertinentes aos conteúdos abordados durante a visita.
As escolas da rede pública e privada de Ensino Fundamental e Médio na região do município não possuem laboratório de anatomia para aulas prática. E portanto, havia uma procura constante destas Escolas pela visita ao laboratório da FHO.
A visita tem início com a apresentação das normas para o uso do laboratório de Anatomia, informações sobre o processo de aquisição de cadáveres e cursos oferecidos na FHO que contemplam a disciplina de Anatomia Humana. Durante a visita é realizada uma apresentação teórico-prática geral abordando o conteúdo básico (definições, funções, classificações e relações clínicas) dos principais sistemas orgânicos: Sistema esquelético, muscular, articular, nervoso, circulatório, digestório, urinário, genital masculino e feminino ou algum tema específico escolhido previamente pelo professor da turma. Ao término da apresentação é aplicado um simulado de prova prática para que os alunos possam avaliar o conhecimento das estruturas anatômicas adquirido ao longo da aula. Além disso é aplicado um questionário de satisfação com os alunos da escola visitante. A aplicação do questionário teve como objetivo verificar se a visita despertou o interesse nos alunos pela área da saúde e em cursar graduação na FHO. Além disso, avaliamos o atendimento às expectativas dos alunos. E ao final da visita, os alunos tem a oportunidade de conhecer toda a infraestrutura do laboratório, bem como visitar o local onde as peças anatômicas/cadáveres são armazenados.
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