AÇÕES DE EXTENSÃO
Maratona de Programação - XII Edição - 2017

Ano

2017

Objetivo

A Maratona de Programação tem como objetivo proporcionar oportunidades para o treinamento do aluno universitário e promover nos competidores a melhoria de trabalho em equipe, a habilidade em resolver problemas sob pressão e a criatividade na busca de novas soluções de software.

Análise

As maiores dificuldades de aprendizagem que alunos de graduação encontram no que diz respeito a desenvolvimento de programas computacionais estão ligadas ao fato de eles não conseguirem abstrair da problemática em questão os dados necessários para, através da exploração dos recursos de uma linguagem de programação e dos recursos de lógica, criar o programa. Não obstante, muitos profissionais que atuam no mercado de trabalho apresentam a mesma dificuldade, que pode ser em parte, fruto da deficiência das instituições de ensino em trabalhar melhor esta questão. Buscar alternativas que viabilize melhorar entendimento do processo de abstração, por parte do aluno, é papel fundamental do corpo docente das disciplinas de algoritmos e de linguagens de programação. Assim, um recurso pedagógico que pode ser utilizado é o estímulo ao aluno para participar de competições que estimulem aperfeiçoamento de suas habilidades, promovendo a criatividade, capacidade de trabalho em equipe, busca de novas soluções de software e maestria em resolver problemas sob pressão.

Ações

Alguns meses antes da realização da Maratona, um grupo de professores da área de programação inicia a elaboração e montagem da prova, composta de problemas a serem solucionados pelos competidores. Paralelamente a elaboração da prova, ações de divulgação do evento são realizadas. Os alunos devem se inscrever na forma de equipe com 2 componentes. Um Grupo de Estudos em Programação, liderados pelo prof. Sérgio Luis Antonello, realiza atividades preparatórias de treinamento para os interessados. Na data específica da Maratona, cada equipe tem a disposição um microcomputador munido dos softwares necessários para a prova. O evento tem duração de quatro horas. Uma comissão julgadora é responsável por avaliar as soluções propostas pelas equipes. Vence a Maratona a equipe que resolver o maior número de problemas no menor tempo acumulado.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Terça-feira
31°C
15°C
Chuva: 0 % (0 mm)
Menu Acessibilidade