AÇÕES DE EXTENSÃO
Psicologia na Saúde - Atendimento Psicológico junto à Clínica-Escola de Fisioterapia

Ano

2017

Objetivo

Desenvolver habilidades e competências de atitude clínica nos estagiários como contato, avaliação e planejamento/implementação de intervenções intra e interpessoais para o desenvolvimento da prática profissional com caráter científico. desenvolver atitudes voltadas para a ação interdisciplinar e humanizada nos atendimento. Refletir o indivíduo como produto de atuações pessoais, sociais e biológicas. Promover o aprofundamento da experiência prática do estagiário, com uma ampliação de sua autonomia e iniciativa e melhor aproveitamento didático-pedagógico. Atuar nos níveis de prevenção, promoção e recuperação de saúde em geral envolvendo indivíduos e grupos, a instituição e comunidade. Realizar triagem psicológica, acompanhamento psicológico e orientação psicológica junto ao paciente e familiares. Realizar discussão com a equipe de saúde dos casos encaminhados e orientação para a condução dos casos. Elaborar comunicações científicas, laudos e relatórios que sumarizem e discutam publicamente o processo e os resultados das intervenções realizadas.

Análise

A atividade da psicologia ocorre junto aos usuários da Clínica Escola de Fisioterapia em equipe interdisciplinar, para tanto, faz-se a triagem pela equipe do NIR, o qual tem o objetivo de verificar se o paciente e/ou familiar apresenta queixas relacionadas ao motivo do problema de saúde. Caso o paciente e/ou familiar apresente tal queixa eles podem ser encaminhados para: a) acompanhamento em grupo, caso atendam as características do grupo em andamento b) atendimento individual, c) atendimento durante as sessões de fisioterapia.

Ações

Triagem por meio do NIR - Núcleo Interdisciplinar de Reabilitação. Avaliação psicológica, acompanhamento psicológico individual e grupal a pacientes, familiares e equipe de saúde. Os casos que não atendem ao critério de inclusão ao atendimento em nível secundário, queixas relacionadas ao diagnóstico, tratamento e prognóstico, são encaminhados para atendimento psicológico em outro local - principalmente Clínica Escola de Psicologia da Uniararas. Atendimentos no núcleo de avaliação cognitiva e ações de estimulação cognitiva. Acompanhamento de pacientes e familiares por meio do Home Care.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Terça-feira
33°C
23°C
Chuva: 0 % (0 mm)
Menu Acessibilidade