AÇÕES DE EXTENSÃO
GICO - GRUPO INTERDISCIPLINAR DE CONTROLE DE OBESIDADE

Ano

2015

Objetivo

“Este projeto tem como objetivo promover a interação entre os alunos de diferentes cursos da área da saúde (fisioterapia, enfermagem, farmácia, psicologia e outros) para um bom desenvolvimento de trabalho em grupo com uma equipe interdisciplinar. E prestar às participantes orientações, para despertar de forma benéfica a mudança de hábitos e consequentemente a melhora na qualidade de vida desses participantes.”

Análise

Organização Mundial de Saúde (OMS) encarou a obesidade como uma doença epidêmica global do século XXI. O resultado disso é o aumento de doenças crônicas como a hipertensão arterial, a elevação do colesterol, a diabetes, a ansiedade e o enfarte do miocárdio. O controle da obesidade não modifica as taxas de morbidade, mas previne e controla algumas doenças crônicas. Pode ser feito de três maneiras: não medicamentosa, cirúrgica e medicamentosa. A primeira maneira deve ser encorajada em todos os pacientes, como objetivo de manter a saúde. Dentre as medidas tomadas para o controle da obesidade estão a restrição calórica, a adesão a uma prática de atividade física e terapia comportamental. Sendo nesta última a necessidade de apoio e orientação multiprofissional e interdisciplinar. A atuação da equipe interdisciplinar é de fundamental importância tanto no tratamento não medicamentoso como coadjuvante no tratamento cirúrgico da obesidade. Por isso, oferecer aos alunos do curso de fisioterapia a oportunidade de trabalhar com outros profissionais da saúde no controle de uma patologia específica irá contribuir diretamente em sua formação profissional de forma diferenciada.

Ações

- das 14h00min às 15h00 – avaliação (triagens e reavaliações) individuais, nas clinicas de fisioterapia. Nesse momento os alunos realizaram as triagens de casos novos com ficha padronizada do projeto e/ou realizaram avaliações especificas de sua área de atuação. Também usaram esse horário para atendimentos individuais de casos ou situações específicas, deram orientações individuais aos casos que precisam de um acompanhamento mais direto para mudança de hábitos. - das 15h00 às 16h00 – era realizado a reunião de grupo com os pacientes e a equipe, momento onde vários temas foram abordados e discutidos de forma dinâmica com a participação dos pacientes e alunos e neste semestre, além da participação dos alunos na elaboração e organização dos temas, tivemos alguns convidados externos e, em alguns dias, esse horário foi dividido com os participantes de um outro projeto coordenado pela prof. Gislene Prado (Núcleo de atividades para grupos especiais) - das 6h00min às 17h00min – reunião interdisciplinar. Momento onde a equipe avaliava os resultados da reunião do grupo, em seguida discutia-se casos clínicos (um por dia – apresentado por um dos alunos), com base na experiência de cada profissional, fundamentada na literatura. Após essa dinâmica os alunos organizam as dinâmicas que serão realizadas na próxima semana.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Quarta-feira
20°C
16°C
Chuva: 90% (30 mm)
Menu Acessibilidade