AÇÕES DE EXTENSÃO
Intervenção na escola

Ano

2015

Objetivo

- Inserir do estagiário em campo de atuação do psicólogo em contextos da educação prioritariamente formal e centros especializados. - Analisar a demanda da comunidade escolar: professores, alunos, funcionários e outros educadores. - Intervir no contexto grupal e institucional educativo. - Mapear e caracterizar o campo de atuação do psicólogo Escolar e Educacional. - Intervir em situações grupais nos contextos formal e informal. - Promover autonomia e desenvolvimento da população escolar. - Atuar sobre processos de inclusão e exclusão que envolvem contextos educativos.

Análise

A gestão da escola já havia procurado a FHO para a realização de estágio na escola, apresentando que a principal demanda era as famílias das crianças e a violência do bairro. Considerando que o trabalho do psicólogo escolar/educacional tem geralmente 4 frentes de trabalho - a saber: pais, professores, alunos e comunidade - entendemos que a demanda da escola era suficiente para a implantação do estágio.

Ações

- Participação semanal nas reuniões dos professores (ATPC) - participação em sala de aula, acompanhando o desenvolvimento dos alunos - participação semanal na sala de recursos, desenvolvendo atividades junto com a professora - participação nas oficinas pedagógicas (no período da tarde) - atividades lúdicas, recreativas e educativas com as crianças nos horários de intervalo (recreio e almoço) - desenvolvimento de grupo com mulheres vítimas de violência doméstica - desenvolvimento de atividades lúdicas, recreativas e educativas com as crianças cujas mães participavam do grupo de violência doméstica

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Quarta-feira
20°C
16°C
Chuva: 90% (30 mm)
Menu Acessibilidade