AÇÕES DE EXTENSÃO
LIGA ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA ESPORTIVA - LAFE
Ano 2026
Período 09/03/2026 a 22/06/2026
Periodicidade SEMESTRAL
Tipo da ação CURSO
Sobre a ação

Informações do projeto

Objetivo

A Liga tem como objetivo capacitar os discentes do curso de fisioterapia com técnicas voltadas para avaliação, diminuição de fatores de risco e recuperação de atletas amadores e profissionais

Ações realizadas

Os alunos foram capacitados pelo docente sobre temas como primeiros socorros, avaliação dos atletas e tríade da mulher atleta, em seguida desenvolveram ficha de avaliação para aplicar na ETEC.

Análise

A liga visa beneficiar tanto os alunos quanto a comunidade acadêmica e esportiva. A liga proporciona aos estudantes a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, ampliando assim sua formação acadêmica de maneira complementar. É uma forma eficaz de os alunos ganharem experiência prática em situações reais de atendimento esportivo. Isso inclui desde a prevenção de lesões até a reabilitação de atletas.

Resultado

Foram organizadas palestras sobre psicologia no esporte no qual foi convidado um psicólogo para abordar o tema, além disso foi apresentado devolutiva ao técnico do time sobre as condições dos atletas e no final da ação foi montada uma cartilha de orientação dos exercícios para serem realizados no período que os atletas estiverem de férias. Participaram de maneira contínua dos atendimentos 12 atletas, dos quais 3 receberam alta devido as faltas, além disso outras 4 atletas passaram por avaliação, mas não necessitaram de atendimento contínuo e foram orientados a continuar o fortalecimento em academia.
Equipe

Participantes envolvidos

Docentes

3 docentes envolvidos
  • Cristina da Cruz Franchini
  • Douglas Dirceu Megiatto Filho
  • Paula Lumy da Silva

Discentes

7 discentes envolvidos
  • Amanda Gabriela Leonezi
  • Cristian Theodoro Chamusca
  • Guilherme Caloiero Brescansin
  • Julia Rossini Aily
  • Lucas Guelfi Costa
  • Luna Mazon Carlos
  • Vitor Rosa Gomes
Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade