2025
- Caracterizar a instituição escolar: objetivos, público-alvo, organização do ensino, etc. - Realizar o levantamento de demandas junto aos diferentes atores escolares. - Identificar as especificidades de trabalhos com grupos e manejá-los no contexto educacional. - Elaborar e implementar projetos em consonância com as demandas da instituição escolar. - Atuar na mediação dos processos de ensino e aprendizagem, visando sua melhoria. - Desenvolver ações com os diferentes sujeitos escolares: alunos, professores, gestão escolar, família e comunidade. - Oferecer devolutiva, de forma oral e/ou escrita, aos envolvidos nas intervenções realizadas na escola, considerando o rigor ético e científico da Psicologia.
- As ações realizadas tiveram como finalidade corresponder às demandas impostas pelo contexto escolar. Por essa razão, as práticas buscaram contribuir com o acolhimento, desenvolvimento e aprendizagem dos diferentes atores escolares.
Inicialmente realizou-se a caracterização da instituição escolar, a fim de se conhecer seus objetivos, público-alvo, modos de funcionamento. Concomitante a isso, também foi feito levantamento de demandas, por meio de diferentes estratégias: observações em sala de aula e/ou contexto escolar, conversas com professores e outros atores escolares, como alunos, coordenadores, vice-diretores, além das indicações feitas pela professora-orientadora que contemplavam as discussões com a direção escolar e continuidade do trabalho desenvolvido em campo. Dessa forma, foram elaborados e implementados projetos que visavam debater os temas ¿convivência¿, ¿bullying¿, ¿habilidades socioemocionais¿, ¿maio laranja¿, ¿o sentido da escola¿, ¿perspectivas de futuro¿, dentre outros, além de acolhimento a estudantes e professores. As ações interventivas voltaram-se a alunos de Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, em parceria com professores e equipe gestora, ocorrendo em momento de sala, além da realização de encaminhamentos para Conselho Tutelar, CAPSij, e outros, por meio da equipe gestora da escola. Ao final, foram oferecidas devolutivas, de forma oral, aos participantes das intervenções.

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