AÇÕES DE EXTENSÃO
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 2025

Ano

2025

Objetivo

- Mapear/Caracterizar a instituição escolar: objetivos, público-alvo, organização do ensino, dinâmica institucional e relacional etc. - Realizar o levantamento de demandas junto aos diferentes atores escolares. - Participar das diferentes atividades realizadas pela escola (planejamento pedagógico, aulas, reuniões de professores, conselhos de classe, reuniões de clubes juvenis, reuniões de pais, dentre outros). - Realizar acolhimento dos diversos atores escolares (alunos, professores, coordenadores, diretores, famílias). - Realizar o encaminhamento e acompanhamento de demandas que extrapolem as possibilidades de ação do profissional de psicologia na escola. - Elaborar e implementar projetos, no âmbito grupal, coletivo, em consonância com as demandas da instituição escolar. - Atender às queixas escolares, reorientando-as e destinando-lhes as ações necessárias. - Atuar na mediação dos processos de ensino e aprendizagem, visando sua melhoria nos diferentes níveis de ensino (Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio), considerando suas especificidades. - Analisar criticamente as relações que se estabelecem no interior das instituições escolares (aluno-aluno, professor-aluno, professor-professor, equipe pedagógica-professor; escola-família). - Planejar e desenvolver intervenções relacionadas ao processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano que decorrem nos contextos educativos.

Análise

- As ações realizadas tiveram como finalidade corresponder às demandas emergentes no contexto escolar, sobretudo aos relacionadas ao modelo PEI, nos níveis de Ensino Fundamental - anos iniciais e finais, Ensino Médio e Jovens .

Ações

- Crianças e adolescentes: realização de intervenções em sala de aula ou em outros espaços da escola, como pátio, quadra, biblioteca etc. por meio de rodas de conversa, atividades coletivas e/ou individuais, dinâmicas, jogos e expressões artísticas sobre métodos contraceptivos, planejamento familiar, desigualdades sociais, gênero, população LGBTQIAPN+, sexualidade, direitos reprodutivos, saúde mental, racismo, dentre outros. Além disso, foram coletadas informações a respeito do uso das redes sociais, contemplando a legislação no 15.100/2025 que dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica. Houve também o acolhimento de estudantes imigrantes e encaminhamentos de alunos para os serviços de atenção psicossocial do munício. - Adultos e idosos: ações que envolveram discussões sobre trajetória escolar, evasão escolar, identidade e desigualdades socioeconômicas, levantamento sociodemográfica da população-alvo, além de reflexões sobre o futuro e sonhos mediadas pela arte. ¿ Professores: atuação na formação continuada em momentos de ATPCG com discussões relacionadas à saúde mental, mais especificamente Burnout, sobrecarga de trabalho, violências no trabalho e outros tipos, demandas governamentais (metas, plataformas, avaliações externas etc.). - Equipe pedagógica: acolhimento de coordenadores e vice-diretores, além da construção de estratégias para o desenvolvimento de momentos formativos junto a esses atores escolares, organizando as ações ao programa CONVIVA.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

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