2025
Neste campo de intervenção, os estagiários deverão realizar as seguintes atividades: Desenvolverão atividades de conhecimento do campo da escola por meio da realização de uma caracterização desta. Posteriormente, será feito um levantamento de demandas de cada campo que consiste em contato com educadores, especificar quais as necessidades da escola, de familiares, etc. Frequentemente são levantadas questões relacionadas a problemas de Comportamento ou dificuldades de aprendizagem, e diante delas, os estagiários devem realizar uma análise articulando teoricamente cada uma. Esse processo é feito conjuntamente com a supervisora de estágio e, a partir disso, planeja-se as intervenções para cada campo. As intervenções são feitas por meio de contatos coletivos com professores, alunos, familiares nas disponibilidades de cada campo e todos os encontros são realizados em conjunto com a equipe escolar, que participa desse processo. Para finalizar é feito um fechamento e uma devolutiva a todos os envolvidos, inclusive por meio escrito ou oralmente numa assembleia ou reunião com a presença da professora orientadora do estágio.
- Pautaram-se no de encontros com diferentes atores sociais (alunos, professores, família e coordenação.) contemplando temas pertinentes ao contexto escolar, bem como os desafios colocados, a partir das dificuldades do processo de aprendizagem, cujo público-alvo são crianças e adolescentes que estão inseridos no contexto escolar
Inicialmente realizou-se a caracterização da instituição escolar, a fim de se conhecer seus objetivos, público-alvo, modos de funcionamento. Concomitante a isso, também foi feito levantamento de demandas, por meio de diferentes estratégias. : observações em sala de aula e/ou contexto escolar, conversa com professores e outros atores escolares, como alunos, coordenadores, vice-diretores, além das indicações feitas pela professores e coordenadores que contemplavam as discussões com a direção escolar e continuidade do trabalho desenvolvimento no campo no ano anterior Dessa forma, foram planejadas e implementadas ações interventivas considerando diferentes demandas e frentes de trabalho, tais como: ¿ Adolescentes: Realização de acompanhamento em sala de aula, de acordo com a especificidade da demanda, ou em outros espaços da escola, como pátio, quadra, biblioteca etc., por meio de conversas e atividades individuais, utilizando recursos lúdicos, como dinâmicas, jogos e técnicas de desenho, a fim de caracterizar as queixas apresentadas e realizar intervenções que atendam ao objetivo da queixa/demanda. Houve também o acolhimento de estudantes de forma pontual, e realizados os encaminhamentos necessários para a direção da escola, e encaminhamentos de alunos para os serviços de atenção psicossocial do município de Araras. No mais, houve participação em reuniões com pais e responsáveis dos discentes, bem como a realização de devolutivas sobre o acompanhamento. ¿ Professores: atuação em conjunto em momentos de discussões relacionadas á queixa/demanda escolar do aluno, mais especificamente no processo de ensino- aprendizagem. ¿ Equipe pedagógica: Construção de estratégias para o desenvolvimento de intervenções voltadas às demandas, juntamente com esses atores escolares. Ao final, foram oferecidas devolutivas orais aos participantes das intervenções, bem como um breve registro escrito das ações realizadas, que foram direcionados à direção.

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário
CEP: 13607-339
Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233
Residencial Furlan
CEP: 13451-900