2025
- Mediar as relações estabelecidas entre os atores sociais. - Contribuir para o desenvolvimento de atividades educativas não formais. - Refletir e discutir junto aos participantes sobre os processos de exclusão/inclusão, vulnerabilidade social, desenvolvimento humano, dentre outros, que envolvem o contexto da instituição.
- Pautaram-se no de encontros com diferentes atores sociais (adolescentes, educadores sociais, assistentes sociais, psicólogos, etc.) contemplando temas pertinentes ao contexto educativo não formal, bem como os desafios colocado ao terceiro setor social cujo público-alvo são crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Realizou-se, inicialmente, a caracterização da instituição, a fim de se conhecer os seus objetivos, público-alvo e modo de funcionamento. Concomitante a isso, também foi feito o levantamento de demandas, por meio de diferentes estratégias: participação em oficinas desenvolvidas pelos educadores, além de ações junto aos educandos, educadores sociais, assistentes sociais, psicólogos e coordenadores, além das indicações feitas pela professora-orientadora que contemplavam as discussões com os responsáveis pela instituição e continuidade do trabalho desenvolvido em campo no ano anterior. Dessa forma, foram planejadas e implementadas ações interventivas considerando diferentes temas e diferentes frentes de trabalho como: - Crianças e adolescentes: realização de intervenções por meio de rodas de conversa, oficina e uso de expressões artísticas sobre autoestima, direito das crianças, machismo e feminismo, relacionamentos abusivos, sexualidade;, identidade racial, neurodivergências, mais especificamente transtorno do espectro autista, convivência etc. - Adultos: realização de ¿grupo de mulheres¿ com foco em processos de inclusão digital, envolvendo conteúdos sobre CANVA, Excel, Word e outros, atrelados aos temas da psicologia, como ¿violência¿, ¿autoestima¿, ¿empreendedorismo¿, ¿autonomia¿. ¿ Equipe técnica: discussão de casos com assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, além da construção de parcerias para o desenvolvimento de ações coletivas. - Familiares e comunidade: ações de conscientização e recreativas junto às famílias e comunidade. Ao final, foram oferecidas devolutivas, de forma oral, aos participantes das intervenções.

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