AÇÕES DE EXTENSÃO
PROJETO NEUROCIÊNCIA DA DOR- 2º SEMESTRE

Ano

2025

Objetivo

O objetivo do projeto de extensão Neurociência da dor deve oferecer suporte e alívio para pessoas que sofrem com dor crônica ou aguda, ajudando a melhorar sua qualidade de vida e funcionalidade. Dentre os objetivos do projeto deve-se: Educar a comunidade sobre diferentes aspectos da dor, incluindo prevenção, manejo e tratamento, visando reduzir estigmas e promover uma compreensão mais abrangente desse problema de saúde. Capacitar os estudantes de fisioterapia com habilidades práticas e conhecimento especializado no manejo da dor, proporcionando-lhes experiências significativas de aprendizado e desenvolvimento profissional. Desenvolver a pesquisa e a avaliação de indicadores de intervenções terapêuticas para a dor, contribuindo para o avanço do conhecimento científico nessa área e para a melhoria das práticas clínicas. Promover a integração entre diferentes profissionais de saúde e serviços, facilitando o trabalho em equipe interdisciplinar para abordar as complexidades da dor de forma integrada beneficiando os pacientes afetados pela dor e fortalecendo a rede de cuidados de saúde da comunidade como um todo.

Análise

A fisioterapia desempenha um papel fundamental no manejo da dor crônica, oferecendo uma abordagem não farmacológica e holística para ajudar os pacientes a lidar com sua condição. A fisioterapia é crucial no manejo da dor crônica, oferecendo uma abordagem centrada no paciente e baseada em evidências para aliviar a dor, restaurar a função física e melhorar a qualidade de vida dos pacientes afetados por essa condição debilitante.

Ações

Os pacientes selecionados para o atendimento no Projeto, estavam na lista de espera da Clínica Escola de Fisioterapia do setor da Musculoesquelética com baixa e média prioridade de atendimento. Foram abertas as inscrições para que alunos do Curso de Fisioterapia da FHO participassem, a partir do 4º período, que após seleção passaram por capacitação. As intervenções individuais focaram em diferentes recursos da Fisioterapia: consciência corporal, estímulo sensorial, terapia manual (manobras da massagem clássica) e aromaterapia. Coletamos dados no início e fim de cada dia de atendimento como: PA e EVA, e no início de cada atendimento a Escala de Estar - Estar, onde se avaliava: fadiga, qualidade do sono, dor muscular, nível de estresse e humor.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade