AÇÕES DE EXTENSÃO
ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO

Ano

2025

Objetivo

Realizar uma Análise Ergonômica do Trabalho que permita identificar e avaliar fatores de risco ergonômico, propondo soluções técnicas e organizacionais que aprimorem as condições de trabalho, reduzam a probabilidade de lesões e aumentem o bem-estar e desempenho dos trabalhadores.

Análise

O presente projeto tem como finalidade realizar uma Análise Ergonômica do Trabalho no setor/designação da empresa, visando avaliar as condições de trabalho, identificar fatores de risco ergonômico e propor melhorias que promovam saúde, segurança, conforto e eficiência operacional. A AET será desenvolvida com base nas diretrizes da NR-17, bem como em metodologias reconhecidas de avaliação ergonômica, incluindo observações diretas, entrevistas, medições, análise de tarefas e aplicação de instrumentos específicos. A proposta inclui o mapeamento dos postos de trabalho, análise das demandas físicas, cognitivas e organizacionais, levantamento de desconfortos relatados pelos trabalhadores e elaboração de recomendações técnicas para adequação das condições de trabalho.

Ações

Foi realizada, na disciplina de Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia, a divulgação para os alunos do 9º período do Curso de Fisioterapia sobre a escolha de uma empresa para a realização da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Os estudantes foram instruídos a organizarem grupos de 6 a 8 integrantes para realizar a aplicação de questionários à população trabalhadora, investigar as atividades e a organização do trabalho, além de registrar fotos e vídeos destinados à análise do modo operatório e à avaliação do posto de trabalho no contexto da AET. Durante a disciplina, o tema foi abordado de forma detalhada, contemplando todos os elementos necessários para o desenvolvimento da AET nas empresas, incluindo: dados empresariais; área analisada; descrição da atividade; tarefa prescrita; método e metodologia utilizados; observações in loco, conteúdo da tarefa, modo operatório, ritmo de trabalho, normas de produção e exigências cognitivas; elaboração do mapa de risco; análise do posto e do ambiente de trabalho; organização do trabalho; além de recomendações e sugestões finais.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

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